O Núcleo de Artes e Letras de Fafe (NALF) leva a efeito, no próximo sábado, 23 de novembro, uma nova edição do seu Encontro Literário anual, sob a égide de Camões e dos 50 anos de Abril, e que terminará com a apresentação pública da “Antologia dos Poetas de Fafe”.
O programa arranca pelas 10h00, com a sessão de boas vindas aos participantes, no salão nobre do Teatro-Cinema de Fafe, seguindo-se um colóquio, ao longo da manhã, com a presença de académicos que vão debruçar-se sobre a vida e obra de Luís de Camões, a propósito da passagem dos 500 anos do seu nascimento.
Isabel Rio Novo, professora da Universidade da Maia, vai abordar o tema que dá nome à obra “A vida de Camões: Fortuna, Caso, Tempo e Sorte”. Segue-se a intervenção de José Cândido Oliveira Martins, professor da Universidade Católica – Braga, que abordará a “Presença tutelar de Camões (épico e lírico) na História da Literatura Portuguesa”. Zulmira Santos, catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, conclui com a comunicação intitulada “Da voz narrativa à voz reflexiva em Os Lusíadas: um exercício de memória?”.
De tarde, a partir das 15h00, na Sede da Junta de Freguesia de Paços, acontecem momentos de leitura da poesia de Camões, pelos poetas e leitores presentes.
A seguir, pelas 16h00, na freguesia de Ribeiros, tem lugar a leitura de poemas sobre a Liberdade e a Revolução, a propósito dos 50 anos do 25 de Abril.
Ao final da tarde, a partir das 18h00, será feita a apresentação pública da obra Oceano de Palavras (Antologia dos Poetas de Fafe), de Artur Coimbra e Carlos Afonso, edição do Núcleo de Artes e Letras de Fafe.
A obra incorpora 64 poetas e poetisas nascidos ou residentes em Fafe, do passado e do presente, com a sua biografia e bibliografia poética, e a seleção de três poemas de cada, o que dá um total de mais de 190 poemas.
O mais antigo poeta recenseado é António de Villas-Boas e Sampaio, nascido em Fareja em 1629, e os mais recentes são jovens poetas fafenses de finais do século XX e inícios deste século, provenientes da Escola Secundária de Fafe.
A entrada é livre para qualquer dos momentos deste Encontro Literário de 2024. O evento conta com a colaboração do Município de Fafe, das Juntas de Freguesia de Paços e de Ribeiros, da editora Labirinto, do Instituto Europeu de Estudos Superiores e do Teatro Vitrine do Grupo Nun’Álvares.