O Município de Fafe, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai comemorar o Dia Mundial da Proteção Civil, que se celebra a 1 de março, com várias iniciativas que se estendem durante todo o mês.
Este sábado, dia 1 de março, a Praça 25 de Abril recebe a Exposição do Dia Mundial da Proteção Civil, que contará com um programa variado ao longo de todo o dia com exposições, workshops, demonstrações, ações de sensibilização e jogos tradicionais/didáticos.
Os dias 12 e 13 de março vão ser dedicados à Comunidade Escolar com exposições e ações de sensibilização sob o mote “Educação para o Risco”, na Escola EB de Silvares S. Martinho e na Escola Primária de Moreira do Rei.
O sábado, dia 15 de março, é dedicado ao Programa “Aldeia Segura-Pessoas Seguras”, com a implementação deste programa, na parte da manhã, nas Aldeias de Barbeita de Cima e Barbeita de Baixo, na União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído. À tarde será realizado o exercício de evacuação da Aldeia de Bastelo, União de Freguesias de Moreira do Rei e Várzea Cova, seguido de uma demonstração de Queima de Sobrantes.
No dia 18 de março, a Biblioteca Municipal de Fafe recebe o workshop ‘Vamos proteger as nossas Abelhas da Vespa Velutina’, pelas 14h30.
Para a manhã de 22 de março, sábado, está agendado um Exercício de Proteção Civil denominado HELINGOTEX´25, que pretende testar a operacionalidade do Plano de Emergência do Heliporto Municipal de Fafe e do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Fafe.
No mesmo dia, e a 6 de abril, respetivamente, haverá a apresentação pública de mais duas Unidades Locais de Proteção Civil, nomeadamente na Freguesia de Regadas e, pela primeira vez, uma Unidade Local de Proteção Civil constituída por agrupamento de Freguesias, nesta caso das Freguesias de Fornelos, Golães, Paços e Vinhós.
De 25 de março a 6 de abril estará patente no Arquivo Municipal de Fafe a “Exposição Fogo Frio”, uma exposição que pretende fazer uma abordagem e interação sobre a importância e o papel do fogo controlado na prevenção dos incêndios rurais.
O dia 26 de março será reservado para II Conferência de Proteção Civil, que este ano terá como mote o tema das “Cidades e Territórios Resilientes”, realizando-se no Auditório Municipal de Fafe.


