O ‘Campo Naútico’ do Acampamento Regional de Braga (ACAREG), do Corpo Nacional de Escutas (CNE), está por estes dias instalado na Barragem da Quimadela, acolhendo milhares de escuteiros para atividades de canoagem e outras experiências de contacto com a natureza.
Na manhã desta quarta-feira, o presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa, e a vereadora do Ambiente, Helena Lemos, visitaram o espaço, participando depois num momento protocolar levado a cabo pela organização do ACAREG, que agradeceu ao município toda a “disponibilidade e ajuda na organização do Campo Náutico, na Barragem da Queimadela”.
Antero Barbosa saudou os presentes e partilhou a sua admiração pelo trabalho que os escuteiros desenvolvem com os jovens, salientando “o grande espírito que se vive neste evento”. A visita terminou com uma troca de lembranças institucionais.
O ACAREG, a maior atividade regional do verão do escutismo, decorre de 3 a 8 de agosto, com mais de 5.000 participantes, em representação de 158 agrupamentos, provenientes de cinco regiões do país – Braga, Porto, Lisboa, Santarém e Algarve –, bem como do estrangeiro.
Sob o lema “Dar comVida”, a iniciativa convida crianças, jovens e adultos a viverem seis dias de atividades ao ar livre, combinando vida em campo, jogos, experiências náuticas, workshops, momentos de animação e ações de serviço à comunidade.
O acampamento está sediado na Penha, em Guimarães, com a Barragem da Queimadela a acolher toda a componente náutica da iniciativa, recebendo diariamente cerca de 500 participantes para atividades de canoagem e outras experiências em contacto com a natureza.
“A realização do Campo Náutico em Fafe evidencia as condições de excelência da Barragem da Queimadela para a prática de atividades ao ar livre e reforça a afirmação do concelho como destino de referência para o turismo de natureza, para a educação ambiental e para o acolhimento de eventos de dimensão regional e nacional”, assinala o município, em comunicado.


