Terça-feira, Outubro 6, 2026
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioDestaquesPrémio de História Local de Fafe atribuído à investigadora Milene dos Anjos...

Prémio de História Local de Fafe atribuído à investigadora Milene dos Anjos Fernandes

O Prémio de História Local, promovido pela Câmara de Fafe, foi atribuído este ano à investigadora Milene dos Anjos Fernandes, com o trabalho original intitulado “Preços e Salários no Concelho de Fafe: Estrutura Socioocupacional e capacidade aquisitiva (1829-1909)”.

O prémio foi entregue neste 5 de Outubro, no âmbito da sessão solene comemorativa do 116º aniversário da Proclamação da República.

A esta edição de 2026 do prémio foram apresentados dois trabalhos candidatos, tendo o júri, constituído pela historiadora e museóloga Maria José Meireles, pelos historiadores Artur Ferreira Coimbra e Daniel Bastos, e pelo Chefe da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara de Fafe, Vítor Marques, decidido a atribuição do prémio, por unanimidade, a Milene dos Anjos Fernandes.

Segundo o júri, trata-se de um trabalho de investigação “completo e consistente, que se impõe pela originalidade da temática explorada, nunca investigada no nosso meio”, destacando-se ainda o “elevado rigor científico, clareza e correção da linguagem”, bem como a sua coerência e apresentação.

Recorde-se que este prémio nasceu há cerca de três décadas da necessidade de estimular a pesquisa e investigação em torno da identidade do Município de Fafe, no passado e no presente, nas suas diferentes perspetivas, com trabalhos originais e inéditos sobre um ou vários aspetos da história local, a nível administrativo, político, social, cultural, artístico, religioso ou outro.

Além do valor pecuniário de mil euros, o trabalho vencedor será publicado na próxima edição da revista cultural Dom Fafes, editada pelo município.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Artigos Recentes