O atleta João Machado, da Cercifaf, acompanhado pelo seu treinador João Roque, visitou, na quinta-feira, 20 de novembro, o Parlamento Europeu, em Bruxelas, a convite do Eurodeputado Bruno Gonçalves, num “gesto de reconhecimento pelo seu percurso desportivo de excelência”.
A promessa surgiu em 2024, quando o então candidato a eurodeputado visitou as instalações da Cercifaf e esteve à conversa com o atleta João Machado, que tinha acabado de se sagrar campeão do mundo de lançamento do peso, na Turquia, para atletas com Síndrome de Down.
Nessa altura, João Machado já somava no seu currículo os títulos de Campeão da Europa, Campeão do Mundo e Recordista Mundial, e expressou confiança e determinação em voltar a conquistar o ouro no 8º Campeonato da Europa IAADS, em 2025, o que se veio a concretizar. O atleta sagrou-se este ano novamente Campeão Europeu, no lançamento de peso, e surpreendeu ao alcançar também a medalha de bronze no lançamento do disco.
O eurodeputado Bruno Gonçalves destacou o mérito, a dedicação e a capacidade de superação do atleta.
“Foi com enorme orgulho que recebi o João Machado no Parlamento Europeu. O seu percurso é exemplo para todos os portugueses. Durante a visita, deixei-lhe um desafio: que volte a subir ao pódio no próximo Campeonato do Mundo, na Bulgária, e que mostre, mais uma vez, o talento que temos em Portugal”, expressou, citado em comunicado.
A visita terminou com palavras de incentivo e de reconhecimento, reforçando a importância da prática desportiva enquanto instrumento de inclusão e desenvolvimento pessoal, independentemente das dificuldades e barreiras que possam enfrentar.
“Jovens como o João demonstram que a superação é possível e que o desporto pode ser um motor poderoso de transformação individual e social. A deficiência não pode ser vista como uma barreira, mas como uma condição diferenciadora e como um ponto de partida para novas formas de participação”, referiu.
Para a Cercifaf, “esta visita simboliza mais do que o cumprimento de uma promessa: representa o valor do reconhecimento público, da promoção da inclusão e da celebração do mérito”. “É um orgulho ver o talento dos nossos atletas ser destacado a nível europeu, reforçando a importância do trabalho diário desenvolvido por toda a comunidade da CERCIFAF”, concluem.


