Os deputados do Partido Comunista Português (PCP) apresentaram uma proposta, no âmbito da discussão do Orçamento de Estado de 2026, para início dos estudos necessários para a reestruturação da EN207 entre Fafe e Póvoa de Lanhoso.
Na proposta, os deputados recordam que o troço da EN207 é a principal ligação rodoviária entre estes dois concelhos, sendo muito utilizada para deslocações entre as freguesias que a ela estão ligadas e à sede dos dois concelhos.
Anotam ainda que “o seu traçado apresenta muitas curvas, algumas delas perigosas e atravessa zonas onde a população circula a pé pela berma para pequenas deslocações, sendo muito pouco servida por passeios que tornariam essas deslocações mais seguras”.
Registam também que é “utilizada por muitos ciclistas, principalmente ao fim-de-semana, para deslocações de lazer, embora não esteja garantida a sua melhor segurança rodoviária”, e que “a quase totalidade das paragens de autocarro não permite que os veículos parem fora da faixa de rodagem para entrada e saída de passageiros”.
“Melhorar a segurança para todos os utilizadores desta via, desde os transportes coletivos, automobilistas, peões e ciclistas, redefinir o seu traçado reduzindo o número de curvas, criar passeios e vias clicáveis onde isso for possível, e locais de paragem de autocarros, é uma obra necessária e de grande utilidade para esta população”, defendem.
A proposta será votada durante a próxima semana, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado.


