Fafe prepara-se para receber, de 3 a 5 de outubro de 2025, a 10ª edição do Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe, um evento que celebra uma década na promoção da tradição gastronómica e convida a degustar o ex-líbris gastronómico fafense.
Organizado pela Câmara de Fafe, em parceria com a Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe, o certame “reforça a identidade cultural do território, aliando gastronomia, vinhos, doçaria, artesanato e música”.
Durante três dias, o emblemático prato da ‘Vitela Assada à Moda de Fafe’, confecionado em forno de lenha, será o protagonista, sendo servido por cinco restaurantes da Confraria: Adega Popular, Casa do Pasto Reis, Desigual, Dom Egas e Feira Velha. O menu tem um valor de 17,50€, incluindo vitela assada, vinho verde de Fafe e doces de gema.
O festival conta ainda com uma exposição itinerante ‘Saberes e Tradições: Confrarias em Imagens’, 18 expositores de produtos e sabores locais, um workshop gastronómico com o Chef José Vinagre (no sábado), provas de harmonização, animações itinerantes e espetáculos para todas as idades.

A animação musical do espaço estará entregue à ARPIFAFE e ao Grupo de Cavaquinhos da ARCO St.º Ovídio, no sábado, e à Tuna da Universidade Sénior e à AAPAEIF, no domingo.
Segundo o Município de Fafe, a par do festival vão realizar-se dois concertos integrados na programação cultural anual do concelho: Bárbara Tinoco (3 de outubro) e Mariza (4 de outubro), ambos no Pavilhão Multiusos de Fafe.
A 10ª edição aposta mais uma vez, anota o município, na “acessibilidade e na sustentabilidade, garantindo condições adaptadas e promovendo os ecocopos reutilizáveis, reforçando Fafe como um território de eco-eventos de qualidade e inovação”
“Celebrar o Festival da Vitela é celebrar a nossa terra, os nossos sabores e as nossas gentes. O Município de Fafe e a Confraria da Vitela convidam todos os visitantes a juntarem-se a esta festa que une tradição, cultura e modernidade”, referem, em comunicado.