Este sábado, 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, no ano em que se assinalam os 800 anos do Cântico das Criaturas, as Paróquias de Fafe e Fornelos vão assinalar os 10 anos da Laudato Si’, do Papa Francisco, com um gesto simbólico e um momento de oração.
No final das missas vespertinas, após a bênção final, no jardim da Igreja de Fornelos e no jardim da Igreja Nova de S. José, será proclamada a “Oração Cristã com a Criação”, do Papa Francisco, num momento comunitário de oração.
Depois, junto à árvore Laudato Si’, quer em Fafe, quer em Fornelos, será inaugurado o mural do Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis.
“Com este gesto pretendemos reassumir o nosso compromisso pessoal e comunitário com a ecologia integral e com o cuidado da casa comum”, referem, em comunicado.
Recorde-se que a Paróquia assumiu nos últimos anos um conjunto de iniciativas relacionadas com a Cuidado da Casa Comum, concretamente os desafios ecológicos, apresentados nas Eucaristias e partilhados em diversos lugares, e que se encontram ainda apresentados numa página criada para esse efeito. Aí é também possível ler e conhecer o Compromisso pela Casa Comum e pela Ética do Cuidado que foi subscrito por mais de mil pessoas de todas as idades de Fafe e Fornelos.
“Também a projeção e o debate do filme “A Carta” e a Via Sacra da Casa Comum foram iniciativas já desenvolvidas para ajudar a consciencializar todos os paroquianos para esta causa, que pretendemos que se mantenha viva entre nós”, concluem.