As freguesias do concelho de Fafe vão deixar-se invadir pela folia carnavalesca, que marca esta época, em ambiente de festa e muita animação. Conheça o programa preparado por cada freguesia.
Cepães começa a festa já esta sexta-feira, com caretos à solta e um concerto dos ‘The Midnight Walkers’, mas o ponto alto está marcado para a tarde de domingo, com a tradição a cumprir-se com o cortejo chocalheiro, as máscaras feitas com a tradicional palha entrançada, a queimada galega e a queima do “Pai das orelheiras”.
Em Moreira do Rei, a folia também começa esta sexta-feira, dia 13, com um concurso de máscaras, com prémios e animação. A festa continua no domingo, com desfile pelas ruas da freguesia, a partir das 15h00, com início no largo da igreja. Em Marinhão, o Carnaval festeja-se na terça-feira, a partir das 21h00, com cortejo fúnebre, leitura do testamento e queima do pai das orelheiras, com organização do FC Marinhão.
Em Antime, o Carnaval sai à rua no domingo, com um desfile, a partir das 15h00, que junta cerca de vinte grupos e associações, e tem os cantores Marcus e Liliana Oliveira (com Coração Minhoto) como reis do Carnaval.
Medelo festeja na segunda-feira, 16 de fevereiro, pelas 21h00, no salão da junta de freguesia, que acolhe baile e concurso de máscaras, e animação musical a cargo do Dj Sérgio Soares.
Em Ribeiros, há desfile de Carnaval, na segunda-feira, às 21h00, com “Sentença do Orelhas” e tradicional queimada. Organizado pelos Escuteiros de Ribeiros, com a participação das associações, em caso de chuva será realizado no salão da junta de freguesia.
Em Ardegão, os festejos são na terça-feira, com um desfile carnavalesco, pelas 15h00, com início junto à igreja até à sede do Grupo Recreativo de Ardegão, que organiza a festa. Há concurso de máscaras para grupos, adultos e crianças, com prémios, e, à noite, pelas 21h00, cortejo fúnebre encenação teatral e queima do entrudo.
Golães também celebra o Carnaval, na tarde de terça-feira, a partir das 15h30, com desfile a animar as ruas da freguesia, com atribuição de prémios, e leitura do testamento e queima do ‘Paizinho das Orelheiras’, numa organização que une coletividades da freguesia.
Em Travassós, a festa também sai à rua na terça-feira, com ‘Carnaval Folião – Travassofolia’, com participação de grupos e carros alegóricos.
Em Revelhe, a terça-feira também vai ser de festa, a partir das 15h00, com desfile de Carnaval pelas ruas, música, animação com Filipe Carvlhais e queima do entrudo, com prémios para melhor máscara, carro e grupo.
Quinchães celebra também na terça-feira, dia de Carnaval, a partir das 15h00, com desfile, desde a EB de Quinchães até à Rua do Assento, com a participação de várias coletividades e a presença do humorista João Seabra, que protagonizará um espetáculo no final.
Em Regadas, há desfile de Carnaval, na terça-feira, pelas 14h30, com onze grupos participantes a prometerem “uma tarde de muita animação, alegria e música”.
Já em Silvares S. Martinho, é o Carnaval do Bugio a garantir a festa, também na terça-feira, com organização da Associação Recreativa e Artística do Bugio. Pelas 14h30, a associação abre a sede para aquisição de roupas, seguindo-se o desfile, pelas 16h30, e, por fim, a “Queima do Sr. Entrudo”, pelas 17h45, a fechar a festa.

