O Arciprestado de Fafe anunciou que vai receber ao longo deste ano pastoral os Seminários Arquidiocesanos de Braga, com um programa diversificado de dinamização vocacional, que contempla celebrações e momentos de oração, assim como reflexões, debates e até teatro.
O programa arranca esta sexta-feira, 21 de outubro, com um Fórum Vocacional, que decorrerá no Centro Social e Paroquial de Regadas, associado à comemoração das Bodas de Ouro Sacerdotais do Pe. José Peixoto Lopes. Destina-se a todos agentes de pastoral, em especial catequistas, escuteiros, movimentos da pastoral familiar e animadores juvenis.
No início e conclusão da Semana dos Seminários (29 e 30 de outubro e 5 e 6 de novembro), as paróquias do arciprestado irão receber a presença de uma equipa vocacional composta por alguns seminaristas e por um padre. Esta presença orienta-se especialmente para o encontro com as catequeses (7º a 10º anos), grupos de jovens e eucaristias dominicais.
Em novembro estão previstas duas Vigílias Vocacionais presididas pelo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro: dia 4, na Igreja de São Paulo, em Braga, e dia 11, na Igreja Nova de S. José, em Fafe.
No mês de janeiro haverá Encontro de Acólitos, na manhã do dia 21, e Encontro de Formação para Leitores, no dia 28.
O Grupo de Teatro São João Bosco apresentará, em fevereiro, uma peça de teatro, em data a combinar.
Para jovens do 10º ano de catequese e para os elementos de grupos juvenis decorrerá de 24 a 26 de Março, no Seminário Menor, um acampamento intitulado “Arrisca-te: arder para iluminar”.
Por fim, a 29 de abril decorrerá um debate a partir do mote “Temperar e Iluminar. Para que te serve a religião?”, com uma partilha de testemunhos de jovens da arquidiocese.
Recorde-se que o arciprestado de Fafe tem cinco jovens a frequentar os Seminários da Arquidiocese: quatro no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo e um no Seminário de Nossa Senhora da Conceição.