Domingo, Março 3, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesArtesãos da palha foram à Escola Montelongo em último dia de aulas...

Artesãos da palha foram à Escola Montelongo em último dia de aulas de louvor às tradições (C/FOTOS)

Atividade promoveu encontro intergeracional e valorização do património cultural local.

“As tradições vêm à escola” foi o mote da atividade de encerramento do ano letivo dos alunos do 2º ciclo da Escola Montelongo de Fafe, que receberam a visita de um grupo de artesãos da palha para um encontro intergeracional. 

Durante a manhã, os alunos participaram num ‘peddy paper’, que os levou por um “percurso de saberes, onde as tradições se cruzaram”. À tarde, um “encontro com as gentes… num atelier” promoveu o encontro intergeracional entre os artesãos da palha e os alunos, com a partilha e mostra direta do “saber fazer”, das histórias do passado e das formas de expressão características deste artesanato.

O projeto, desenvolvido pelas diretoras de turma do 2º ciclo, teve como objetivo “trabalhar símbolos identitários do património local“, como forma de valorizar o património cultural concelhio e garantir a sua passagem às gerações mais novas.

“Foi muito enriquecedor ver a alegria dos ‘pequenos artesãos’ no contacto com a tradição e esta arte da palha nas oficinas que se criaram na escola. Os alunos mostraram já ter os dedos treinados para o entrançar”, partilharam com o Expresso de Fafe as responsáveis pelo projeto.

Também a passagem de Camilo Castelo Branco por Paços foi relembrada na atividade e com uma exposição, fruto da parceria com a Junta de Freguesia de Paços. A iniciativa teve ainda como parceiros a Junta de Freguesia de Travassós e as Oficinas Criativas do Projeto CLDS de Fafe.

A vereadora da Educação da Câmara de Fafe marcou presença e elogiou a iniciativa por trazer a história e as tradições à escola, promovendo o trabalho colaborativo e intergeracional. Paula Nogueira deu ainda nota que está em curso o processo de certificação do artesanato em palha.

Acompanhada pela vereadora da Ação Social, Palmira Dias, pela direção do agrupamento e pelos responsáveis do projeto, visitou a exposição “Da semente ao pão”, que ilustrou o processo desde a sementeira do centeio à produção do pão em fornos de lenha.

A iniciativa encerrou com a mostra do documentário “Da Semente ao Chapéu” realizada no âmbito do projeto e que deu a conhecer as várias etapas desde a sementeira até à produção do artesanato em palha.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes