A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Fafe promove, esta sexta-feira, 17 de dezembro, uma colheita de sangue, no Edifício das Associações, junto à sede do Nun’Álvares. A recolha decorre das 14h30 às 19h00.
A associação lança o apelo à dádiva de sangue, para que não falte sangue nos hospitais, numa altura em que, referem, as reservas têm estado “muito instáveis, sobretudo nos grupos sanguíneos mais utilizados: A negativo, B negativo, o negativo e o positivo”.
“São vários os fatores que têm contribuído para uma maior dificuldade de estabilização das reservas de sangue, a pandemia e o impedimento de realização de sessões de colheita em Unidade Móvel, a continuação do teletrabalho recomendado em muitas empresas e o aumento das infeções respiratórias ou com gripe e ainda o agravamento da situação pandémica e os receios associados contribuindo para uma menor afluência de dadores nos serviços de recolha de sangue. No entanto, este trabalho tem que ser feito com respeito por todas as normas de segurança”, explicam, em comunicado.
O apelo é reforçado, lembrando que “Natal é época de solidariedade, de generosidade e amor”: “Dê sangue, Ofereça Vida”.