Seis causas de instituições fafenses estão a votação na quinta edição do programa Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce, que procura apoiar causas escolhidas pela comunidade local.
No loja dos Aliados, concorre o Agrupamento de Escuteiros 619 de Golães, sob o mote “Tendas que abrigam sonhos sob as estrelas”, com o objetivo de adquirir tendas para “proporcionar momentos divertidos e simbólicos”, e com “bom conforto”, às crianças e jovens escuteiros do agrupamento nos acampamentos. “Ajudar os Miaus de Fafe” está também a concurso, apresentada por um Grupo de Vizinhos, tendo como objetivo “controlar a população felina através da esterilização de cinco fêmeas e da castração de três machos”, bem como aquisição de testes FIV/FeLV, vacinas, desparasitantes internos e externos e microchips, bem como cuidados médico-veterinários, para ajudar gatos de rua.
Na loja da Avenida do Brasil, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe concorre com a causa “Sinais vitais, vidas reais”, com o objetivo de adquirir “um monitor de sinais vitais para equipar uma ambulância de emergência”, um equipamento essencial para “avaliar rapidamente o estado de saúde das vítimas, aumentando as hipóteses de sobrevivência em situações críticas”. O Jardim de Infância Montelongo apresenta-se com o projeto “Hora de relaxar”, pretendendo adquirir oito espreguiçadeiras para a sala de berçário das suas novas instalações (a concluir em 2026), que permitam aos utentes mais pequenos “relaxar e brincar com conforto e serenidade”.
No Pingo Doce de Cavadas, o Agrupamento de Escolas de Montelongo concorre com o projeto “Conectar sentidos – Sentir e crescer”, tendo em vista “adquirir uma tenda calma e uma cortina de estrelas luminosas para proporcionar experiências sensoriais que melhorem a qualidade de vida das crianças”, num “espaço terapêutico pensado para ajudar no equilíbrio sensorial de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo”. “Ruga com ritmo” é o projeto do Centro Social da Paróquia de Antime, que pretende adquirir materiais de ginástica, como steps gym, halteres, pedaleiras e bolas, para equipar a sala destinada a pessoas idosas, procurando a nível físico aumentar a sua resistência, mobilidade e equilíbrio, reduzindo o risco de quedas e hospitalizações, e a nível psicológico, melhorar a sua autoestima e a boa disposição.
A votação decorre até 15 de novembro. O projeto mais votado de cada loja irá receber um donativo de até mil euros para ser concretizado. Vencem os que amealharem mais ‘Moedas Bairro Feliz’, atribuídas pelos clientes da loja, que as recebem por cada dez euros em compras (máximo de três moedas por compra).


