A Câmara de Fafe informou, esta terça-feira, que os serviços do Centro de Saúde de Fafe vão ser temporariamente deslocalizados, devido às obras de requalificação.
Para permitir a execução da obra, foi definida pela Unidade Local de Saúde uma reorganização temporária dos serviços, assegurando a continuidade dos cuidados prestados aos utentes.
“Esta intervenção é essencial para garantir melhores condições de atendimento e reforçar a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população, promovendo maior conforto, proximidade e humanização do serviço público”, refere o município, em comunicado.
No Centro de Saúde de Fafe mantém-se em funcionamento a USF Novo Cuidar (que passa a funcionar no 2º piso) e a Unidade de Saúde Pública (que passa a funcionar no 3º piso). Também o Serviço Social se mantém no Centro de Saúde (a funcionar no 2º piso), bem como a UCC Fafe Saúde, no 3º piso.
A USF Fafe Sentinela passará a funcionar no Pólo de Travassós, a partir de 24 de abril. A USF Montelongo muda-se para o Pólo de Regadas, partir de 27 de abril.
A USF Nós e Vós Saúde e a URAP (Nutrição, Psicologia e Podologia) terão como nova localização o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Fafe, em Quinchães, a partir de 4 de maio.

Em comunicado, o Município de Fafe, em articulação com a Unidade Local de Saúde do Alto Ave, sublinha que as equipas de saúde, as consultas agendadas e o acompanhamento clínico mantêm-se, sofrendo alteração apenas o local de atendimento.
Para minimizar os constrangimentos desta mudança temporária, o Município de Fafe irá disponibilizar transporte a partir da Central de Camionagem para utentes que habitualmente utilizam transporte público e necessitem de se deslocar para os polos de Travassós e Regadas. Assegura também que estarão disponíveis vários canais de apoio e esclarecimento, incluindo juntas de freguesia, farmácias e contactos institucionais.
“Esta reorganização temporária constitui um passo necessário para acelerar a conclusão das obras e garantir, no futuro, um Centro de Saúde de Fafe mais moderno, confortável e melhor preparado para servir a população”, reforçam o Município de Fafe e a ULS, agradecendo a compreensão e colaboração de todos.
“Ambas as entidades reafirmam o seu compromisso com uma transição organizada, clara e centrada nas necessidades dos utentes, garantindo o acesso contínuo a cuidados de saúde com qualidade, proximidade e segurança. Uma mudança temporária para um serviço melhor”, concluem.


Notícia atualizada a 16 de abril, com base em novo comunicado emitido pelo Município de Fafe.


