A freguesia de Cepães vai retomar a tradição dos festejos de Carnaval, este ano com organização a cargo da mais recente coletividade da freguesia, a Associação Cultural “Os Amigos do Carnaval de Cepães”.
A associação garante estar inspirada “em fazer um carnaval diferente e com o objetivo de oferecer um programa mais colorido e com maior dinamismo na freguesia de Cepães e Fareja, e de promover o convívio, a confraternização e a exultação na comunidade cepano-farejense”.
Os festejos têm início no próximo dia 17 de fevereiro, sexta-feira, pelas 17h00, com os ‘Caretos à Solta’, que vão andar pelas ruas da freguesia a pedir mobílias velhas e lenha para queimar o ‘Pai das Orelheiras’ no dia 21 de fevereiro.
O ‘Cortejo Chocalheiro’ acontece no domingo, a partir das 15h00, com os caretos a levar o ‘Pai das Orelheiras’ até ao Pelourinho, onde será queimado. O cortejo terá início na Rua das Alminhas, junto ao Café S. Mamede, com a participação do Grupo de Bombos ‘Estrelas do Norte’ de Fareja, prometendo muita animação e surpresas, sendo esperadas algumas centenas de participantes.
Na terça-feira, 21 de fevereiro, pelas 18h00, os visitantes vão poder assistir à Queimada, à Leitura do Testamento redigido pelo escritor Cepanense Ângelo Santos, e à atuação musical “Alvorada Medieval”. A ‘Queima do Pai das Orelheiras’ encerrará o evento, junto ao Cruzeiro.

“Venha divertir-se em Cepães e Fareja no melhor Carnaval de 2023”, convida a associação, que tem ao leme Maria Lucinda Costa, presidente da direção, acompanhada, entre outros elementos, pela secretária Sandrine Carvalho Costa, e pela tesoureira Catarina Manuela Martins.