A Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave) é a entidade intermunicipal com a mais elevada taxa de execução do Programa Norte 2030, registando 16,02%, um desempenho que corresponde a 24 milhões de euros executados.
De acordo com os dados oficiais divulgados pelo Norte 2030, este valor coloca a CIM do Ave na liderança regional neste indicador, muito acima da média das restantes CIM, uma vez que a taxa média de execução regional se situa nos 9,0% (dados reportados em dezembro de 2025).
“Evidencia de forma inequívoca o desempenho distintivo da CIM do Ave no que respeita à concretização efetiva dos projetos financiados no âmbito do NORTE 2030″, referem, em comunicado.
Além da liderança ao nível da execução, a CIM do Ave apresenta ainda uma taxa de aprovação de candidaturas de 65,9%, também acima da média regional, refletindo uma “atuação consistente ao longo de todo o ciclo de gestão das operações, desde a análise das candidaturas até ao acompanhamento da execução no terreno”.
“No caso da CIM do Ave, os resultados alcançados refletem uma atuação de proximidade ao território, uma articulação permanente com os municípios associados e uma forte mobilização dos promotores locais, permitindo acelerar a execução dos investimentos estratégicos e assegurar a sua efetiva concretização”, referem ainda, em comunicado.
A CCDR-Norte sublinha que este desempenho contribuiu de forma decisiva para o posicionamento do NORTE 2030 como um dos programas regionais com melhor desempenho a nível nacional, apelando à manutenção, em 2026, dos atuais níveis de rigor, compromisso e exigência. Neste contexto, a CIM do Ave reafirma a sua disponibilidade para continuar a colaborar de forma responsável e orientada para resultados, garantindo a consolidação da execução dos projetos em curso.
Recorde-se que integram a CIM do Ave os municípios de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

