Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesCortejo chocalheiro com caretos de palha nos festejos de Carnaval de Cepães...

Cortejo chocalheiro com caretos de palha nos festejos de Carnaval de Cepães e Fareja

A freguesia de Cepães retomou a tradição dos festejos de Carnaval, no domingo, com organização a cargo da mais recente coletividade da freguesia, a Associação Cultural “Os Amigos do Carnaval de Cepães”.

A tradição voltou a ser respeitada, mas agora de forma mais inovadora com a organização de um cortejo chocalheiro, com a inclusão dos caretos de palha trançada.

Ao som repetitivo dos chocalhos, do rufar dos tambores e da popular música das concertinas, o “Pai das Orelheiras” foi transportado até ao local onde seria queimado.

Recorde-se que estava previsto que os festejos de Carnaval se prolongassem até esta terça-feira, mas devido às previsões climatéricas a organização decidiu concluir o programa no domingo.

“Depois do sucesso obtido ao longo do percurso percorrido pelo cortejo iniciado na Devezinha, com a presença nos passeios e nas bermas de muitas crianças e de numerosos saudosistas desta efeméride, que se saúda, foram bastantes os caretos, os palhaços, os mascarados e até acompanhantes que preencheram o trajeto de cor e alegria por onde desfilaram, raiando alegria porque cantavam, saltavam e dançavam ao ritmo da música e dos sons cadenciados do Grupo de Bombos “Estrelas do Norte” de Fareja”, relata Manuel Cristóvão Barbosa.

Chegados ao Largo Francisco Fernandes Fafe, “Largo do Terreiro”, após uma curta espera para que houvesse alguma obscuridade, esperava-se a leitura do testamento, o acender da fogueira que queimaria o “Pai das Orelheiras”, seguindo-se a atuação musical dos Alvorada Medieval e a confraternização entre os presentes, pondo fim aos festejos.

Para a Associação Cultural Amigos do Carnaval de Cepães, o evento foi um sucesso: “Foi um ano de trabalho, dedicação e esforço de uma comunidade que recebeu esta ideia de braços abertos e sem reservas. Obrigado a todos os participantes, patrocinadores e apoiantes que permitiram que esta iniciativa se tornasse uma realidade”.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes