Domingo, Junho 23, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesCOVID-19: Nova fase de desconfinamento já entrou em vigor. Conheça as medidas.

COVID-19: Nova fase de desconfinamento já entrou em vigor. Conheça as medidas.

A nova fase de desconfinamento já entrou em vigor esta quinta-feira, mais cedo do que inicialmente anunciado pelo Governo, que tinha apontado o início das novas regras para 14 de junho.

Com a taxa de incidência de covid-19 a baixar, Fafe está entre os concelhos que avançam no desconfinamento. 

O comércio a retalho alimentar e não alimentar já pode funcionar de acordo com o seu horário de funcionamento normal. A restauração pode estar aberta até à uma da manhã com limite de admissão até à meia-noite (6 pessoas no interior ou 10 pessoas nos espaços ou serviços de esplanadas abertas). 

O mesmo se aplica aos equipamentos culturais, que terão horário alargado até à 1h00, ficando excluído o acesso, para efeitos de entrada, a partir da meia noite.

Os eventos de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados, terão lotação limitada a 50% do espaço em que sejam realizados.

Quanto à prática desportiva, passa a ser permitida a presença de público no caso das modalidades amadoras, incluindo escalões de formação, desde que com lugares marcados e uma lotação de 33% do total do recinto desportivo.

Os serviços públicos desconcentrados (fora das lojas de cidadão) passam a atender sem necessidade de marcação prévia.

Nos transportes coletivos de passageiros, haverá um limite de dois terços de lotação quando existem lugares sentados e em pé, e desaparecerão as restrições em transportes apenas com lugares sentados. No transporte em táxi e semelhante, os bancos dianteiros não podem ser utilizados pelos passageiros.

O teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa apenas a ser recomendado, nas atividades que o permitam.

As empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo local poderão vir a ser obrigadas a testar os seus funcionários. Passa também a estar sujeito à realização de teste eventos desportivos e culturais, bem como eventos familiares como casamentos e batizados que tenham um número específico de convidados, ainda a determinar pela DGS.

Recorde-se que os concelhos de Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra não avançam no desconfinamento, tendo em conta a incidência de covid-19, e deverão manter as atuais regras pelo menos até 28 de junho.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes