Sexta-feira, Junho 18, 2021
No menu items!
spot_imgspot_img
InicioDestaquesCOVID-19: Nova fase de desconfinamento já entrou em vigor. Conheça as medidas.

COVID-19: Nova fase de desconfinamento já entrou em vigor. Conheça as medidas.

A nova fase de desconfinamento já entrou em vigor esta quinta-feira, mais cedo do que inicialmente anunciado pelo Governo, que tinha apontado o início das novas regras para 14 de junho.

Com a taxa de incidência de covid-19 a baixar, Fafe está entre os concelhos que avançam no desconfinamento. 

O comércio a retalho alimentar e não alimentar já pode funcionar de acordo com o seu horário de funcionamento normal. A restauração pode estar aberta até à uma da manhã com limite de admissão até à meia-noite (6 pessoas no interior ou 10 pessoas nos espaços ou serviços de esplanadas abertas). 

O mesmo se aplica aos equipamentos culturais, que terão horário alargado até à 1h00, ficando excluído o acesso, para efeitos de entrada, a partir da meia noite.

Os eventos de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados, terão lotação limitada a 50% do espaço em que sejam realizados.

Quanto à prática desportiva, passa a ser permitida a presença de público no caso das modalidades amadoras, incluindo escalões de formação, desde que com lugares marcados e uma lotação de 33% do total do recinto desportivo.

Os serviços públicos desconcentrados (fora das lojas de cidadão) passam a atender sem necessidade de marcação prévia.

Nos transportes coletivos de passageiros, haverá um limite de dois terços de lotação quando existem lugares sentados e em pé, e desaparecerão as restrições em transportes apenas com lugares sentados. No transporte em táxi e semelhante, os bancos dianteiros não podem ser utilizados pelos passageiros.

O teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa apenas a ser recomendado, nas atividades que o permitam.

As empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo local poderão vir a ser obrigadas a testar os seus funcionários. Passa também a estar sujeito à realização de teste eventos desportivos e culturais, bem como eventos familiares como casamentos e batizados que tenham um número específico de convidados, ainda a determinar pela DGS.

Recorde-se que os concelhos de Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra não avançam no desconfinamento, tendo em conta a incidência de covid-19, e deverão manter as atuais regras pelo menos até 28 de junho.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornal em PDF

Redes Sociais

9,901FansCurti
0SeguidoresSeguir
54SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever
- Anúncio -
Anuncio

Artigos Recentes