O Município de Fafe associa-se esta segunda-feira à celebração do Dia Internacional da Juventude, com um programa sobre redes sociais, desmaterialização documental e atividades desportivas.
O programa vai de encontro ao tema proposto pela ONU para assinalar a efeméride deste ano — “Dos cliques ao progresso: caminhos digitais dos jovens para o desenvolvimento sustentável” — desafiando a uma reflexão em torno da transformação social que a digitalização está gerar.
O programa anunciado pelo Município de Fafe tem início esta tarde, com uma oficina prática sobre “netiqueta” (etiqueta na internet para proteger a reputação digital sobretudo nas interações realizadas nas redes sociais), que se irá realizar pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Fafe.
Segue-se, pelas 16h30, uma visita guiada ao processo de desmaterialização de documentos, a decorrer no Arquivo Municipal com demonstrações práticas sobre técnicas de digitalização ao serviço da história, arquivo documental e recolha de dados.
Para incutir nos mais jovens as “boas práticas de equilíbrio entre vida digital e vida social”, o programa inclui atividade desportiva (com treinos de familiarização ao ténis, dinamizado pelo Fafe Ténis Clube), natação (entrada livre nas piscinas municipais) e experiência de stand up paddle na barragem da Queimadela (com apoio da Foxtrot). Todas as atividades são gratuitas.