O Município de Fafe associa-se, esta quinta-feira, às comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, este ano subordinado ao tema “A cultura, fonte de criação e aprendizagens na Cidade Educadora”.
“Fafe reafirmará, neste dia de celebração da Educação, o compromisso do nosso concelho como Território Educador, que se empenha em proporcionar aos seus cidadãos uma formação plena, em todas as fases do ciclo de vida”, antecipa o município, em comunicado.
Segundo a autarquia, toda a comunidade escolar foi desafiada a envolver-se no programa preparado para este dia, que envolverá os três agrupamentos de escolas do concelho.
A celebração inicia com uma mensagem do presidente da câmara e da vereadora da Educação, nos Paços do Concelho, onde será hasteada a Bandeira Cidade Educadora, num momento com a participação de um aluno da Academia de Música José Atalaya, a que se seguirá um espetáculo de dança pela Escola de Bailado de Fafe.
A Academia de Dança Nun’Álvares apresentará, na Escola Secundária de Fafe, nos dois intervalos maiores no período da manhã e da tarde, um espetáculo de dança.
Pelas 11h00, decorrerá na Biblioteca Municipal, uma peça teatral, com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Montelongo, destinado a alunos da Educação Pré-Escolar, sob orientação de Rui Rodrigues.
O Arquivo Municipal acolhe uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária de Fafe. Também serão expostos trabalhos em azulejos da autoria dos alunos do 3º ciclo Ensino Básico das Escolas Professor Carlos Teixeira e EB Professor Carlos Teixeira.
Durante a tarde, às 14h30, o Coro dos Alunos da Academia de Música José Atalaya irá interpretar o Hino Nacional das Cidades Educadoras, no Teatro-Cinema. Seguem-se vários momentos de poesia, teatro e música por parte dos alunos, com a colaboração das professoras Goretti Pereira e Leonor Freitas, sob a orientação do ator e encenador Rui Rodrigues. A Escola Bailado de Fafe irá brindar a população com mais um espetáculo de dança. A CERCIFAF também participará neste momento, com espetáculos de teatro e de música.
O programa comemorativo da Cidade Educadora inclui ainda uma série de sessões de informação, sob o tema “História e os Símbolos da Bandeira da Cidade de Fafe”, promovida pelo Arquivo Municipal, conduzida por Mónica Guimarães, técnica arquivista municipal, tendo como público-alvo os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico das várias escolas do concelho.
Destinado à população sénior do concelho será apresentado o regulamento do concurso de fotografia “Como vejo Fafe” cujos trabalhos serão admitidos até 31 de dezembro.
Destaque ainda para as Oficinas Criativas da Trança da Palha, que decorrerão entre as 14h30 e as 16h00, na biblioteca municipal, numa parceria entre várias freguesias do concelho de Fafe, com a participação da Unir Fafe, o Centro de Convívio de Revelhe e o Instituto de Design de Guimarães.