A Comunidade Intermunicipal do Ave cedeu a Fafe um biotriturador, que irá auxiliar os trabalhos de limpeza levados a cabo pelos sapadores florestais, evitando a realização de queima de sobrantes.
A iniciativa de cedência de biotrituradores aos municípios que integram a CIM do Ave decorre no âmbito da proteção contra o risco de incêndios.
Para além de prever a aquisição de equipamentos, visa também a implementação de ações de sensibilização direcionadas a toda a população, com o objetivo de valorizar a floresta e diminuir os comportamentos de risco.
A vereadora do Ambiente da Câmara de Fafe, Márcia Barros, recebeu o equipamento na presença da secretária executiva da CIM do Ave, Marta Coutada, e sublinhou “a mais valia desta iniciativa junto dos municípios, que no caso da Câmara de Fafe vai permitir potenciar a aposta que tem sido feita na preservação e valorização da floresta”.
“Com este equipamento será possível efetuar o reaproveitamento dos resíduos florestais, ao mesmo tempo que permitirá aos sapadores florestais desenvolver o seu trabalho de uma forma mais eficaz, sem recurso à queima de sobrantes”, anotou, citada em comunicado.