Quinta-feira, Abril 18, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesFafe sob aviso amarelo com previsão de queda de neve, chuva e...

Fafe sob aviso amarelo com previsão de queda de neve, chuva e vento

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Fafe emitiu hoje um aviso à população, em que alerta para os efeitos expectáveis do agravamento das condições meteorológicas, previsto para os próximos dias no concelho.

Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada; vento moderado, soprando moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 85 km/h; e queda de neve acima dos 600/800 metros de altitude, na madrugada e manhã de amanhã, 26 de março.

Enquanto efeitos expectáveis, o SMPC alerta para o aumento do desconforto térmico devido à diminuição da temperatura e aumento da intensidade do vento; possibilidade de ocorrência de inundações e cheias rápidas em meio urbano, possibilidade de queda de ramos ou árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas, afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia, e ocorrência de fenómenos geomorfológicos causados por instabilidade de vertentes devido à saturação dos solos e à perda de consistência.

Alerta ainda para o piso rodoviário escorregadio por eventual acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, aconselhando uma condução defensiva, reduzindo a velocidade, não atravessar zonas inundadas e evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve. É ainda recomendado o “transporte e colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve”.

Como medidas preventivas, é recomendada ainda a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte, bem como um especial cuidado na circulação junto de zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas. É também aconselhado retirar das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes