O FAFENCENA — Festival de Teatro Amador de Fafe está de regresso, com sessão de abertura desta 9ª edição marcada para a próxima sexta-feira, pelas 21h30, no Teatro Cinema de Fafe.
Segundo a organização, a cargo do Grupo Nun’Álvares e do Teatro Vitrine, em parceria com a Câmara de Fafe, nesta sessão serão divulgados todos os procedimentos do festival, o seu programa, bem como “uma agradável surpresa”.
“São de vários pontos do país as companhias de teatro participantes, desde Montemor-o-Novo, Avintes, Esmoriz, e Barcelos, fazendo-se representar por diversos géneros teatrais, desde o drama à comédia”, avançam, em comunicado.
Recorde-se que a iniciativa pretende promover, incentivar e valorizar as artes cénicas, bem como o intercâmbio e a interculturalidade entre diferentes grupos de teatro amador.
A organização convida “toda a comunidade a participar neste evento, contribuindo assim para uma maior dinamização da Cultura em Fafe”.
A primeira peça — “6”, uma criação coletiva do Grupo de Teatro Theatron Associação Cultural de Teatro, de Montemor-o-Novo, sobe ao palco já no dia seguinte à apresentação do festival, sábado, 20 de maio, pelas 21h30.
“Esta companhia de teatro apresenta uma divertida comédia para maiores de 16 anos, em que numa sala de espera dum consultório de psiquiatria, um grupo de pacientes com Perturbações Obsessivo-Compulsivas, aguarda pela chegada do médico. Nesta, revelam-se várias perturbações e a dificuldade de viver com elas, sempre em busca de formas de as atenuar. Será dada a oportunidade ao espetador de olhar para além do imediato, sem julgamentos, numa tentativa de aprofundar o seu conhecimento sobre cada personagem”, descrevem.