Roberto Alves, fafense emigrado nos EUA, venceu, a 7 de novembro, as eleições locais e estaduais norte-americanas para autarca de Danbury, uma cidade no estado norte-americano de Connecticut, que conta com aproximadamente 87 mil habitantes.
Na reunião de segunda-feira, por proposta do presidente da Câmara de Fafe, o executivo municipal aprovou um voto de felicitação pela eleição a ‘mayor’ do “conterrâneo Roberto Alves, em funções de grande prestígio e relevância”. “Na certeza de que estará à altura das responsabilidades e dos desafios que se avizinham”, lê-se no voto.
Roberto Alves nasceu em Fafe e é filho de pai português, Augusto Alves, e de mãe brasileira, filha de emigrantes portugueses, Isaura Alves. A família emigrou para os Estados Unidos da América quando o agora ‘mayor’ de Danbury tinha cinco anos, mantendo ainda hoje ligação à terra e ao país que o viu nascer.
Roberto Alves venceu pelo Partido Democrata, pondo fim a mais de duas décadas de liderança Republicana em Danbury, segundo a imprensa local. A vitória foi celebrada no Clube Cultural Português de Dunbury, numa noite eleitoral em que outros lusodescendentes saíram também vitoriosos.