O Banco Alimentar contra a Fome angariou 9,401 toneladas de alimentos em Fafe, durante a campanha durante este fim de semana, nas superfícies comerciais do concelho.
Os dados foram divulgados hoje pela associação, que avança, no distrito de Braga, a recolha de 168,1 toneladas, numa campanha que envolveu 122 supermercados e mobilizou cerca de 3.500 voluntários.
Segundo a associação, os alimentos “vão ser distribuídos às Instituições Privadas de Solidariedade Social previamente selecionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano pelo Banco Alimentar de Braga”.
Em comunicado, o Banco Alimentar agradece aos “doadores dos alimentos e voluntários que colaboraram na recolha, transporte, triagem e armazenamento dos produtos doados pelos cidadãos, mas também, e não menos importantes, os vários beneméritos, particulares, empresas e instituições/entidades que, ao longo de todo ano, tornam possível, com a doação de bens e serviços, o funcionamento do Banco Alimentar de Braga”.
“O País, e o distrito de Braga em particular, respondeu com grande generosidade a estes apelos, com a doação de bens alimentares e de tempo, num período especialmente difícil: a instabilidade económica – que tem forte impacto social – coloca-nos desafios diários no esforço de chegar a todos quantos necessitam de apoio”, referem em comunicado.
Segundo o Banco Alimentar de Braga, até ao final de setembro deste ano foram distribuídos 1 608 659 kg de alimentos, através de 268 instituições, que chegaram à mesa de 43.272 pessoas.
Até 7 de dezembro, decorre ainda a Campanha de Doação Online – através do site www.alimentestaideia.pt – e a Campanha “Ajuda Vale” – nas lojas das várias cadeias de supermercados e hipermercados, que permite a recolha de alimentos sob a forma de cupões-vale que representam produtos básicos, como o azeite, óleo, leite, salsichas e atum.


