O Município de Fafe vai adotar um sistema de copos reutilizáveis, denominados ‘eco copos’, na edição deste ano das Feiras Francas, “manifestando desta forma a preocupação ambiental e a redução da pegada ecológica como princípios centrais na organização dos eventos festivos”.
O ‘eco copo’ tem o preço unitário de 1€ (não reembolsável) e pode ser adquirido nos bares e stands dos petiscos, sendo trocado todas e quantas vezes forem necessárias ou solicitadas pelos utilizadores e visitantes. “O ‘eco copo’ pode e deve ser reutilizado“, reforça a organização, em comunicado.
O utilizador pode trocar o copo sujo por outro lavado, sem qualquer custo, em qualquer local de consumo, desde que o copo esteja em bom estado de conservação. A higienização dos copos é assegurada pelo município em colaboração com a empresa parceira.
Segundo a autarquia, os copos que estiverem danificados são transformados noutro tipo de produtos, privilegiando assim uma economia circular e a reciclagem.
“O Município de Fafe adquiriu 22 500 copos para as Feiras Francas e a previsão é que sejam utilizados em eventos futuros no concelho“, explicam.
A par desta medida, o município apela aos visitantes das Feiras Francas que depositem os resíduos nos contentores corretos, que estarão distribuídos por vários pontos do recinto.
“O mais importante é que todos contribuam para reduzir a pegada ecológica, mantenham o recinto do evento limpo e possam fazer parte de um exemplo coletivo de comprometimento com o ambiente e a sustentabilidade”, sublinham.
Desta forma, o Município de Fafe “dá os primeiros passos na organização e promoção de eventos mais sustentáveis que apelam a um comportamento responsável e à adoção de hábitos sustentáveis por parte de todos”.
este copo é feito de que material ? é sustentável ?