Terça-feira, Julho 16, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaHistoriador fafense Daniel Bastos apresentou livro no Festival das Migrações no Luxemburgo

Historiador fafense Daniel Bastos apresentou livro no Festival das Migrações no Luxemburgo

O historiador fafense Daniel Bastos apresentou, no sábado, a segunda edição do seu último livro “Crónicas – Comunidades, Emigração e Lusofonia”, no Festival das Migrações no Luxemburgo.

A segunda edição da obra, revista e aumentada, que reúne as crónicas que o historiador tem escrito nos últimos anos na imprensa de língua portuguesa no mundo, foi apresentada no âmbito do Festival das Migrações, um certame que reúne milhares de visitantes e se assume como o encontro de todas as culturas no Luxemburgo.

A apresentação do livro, que é prefaciado por Luís Marques Mendes, integrou o programa da conferência-debate sobre a emigração lusófona promovida pelo Centro de Documentação sobre Migrações Humanas (CDMH).

“Uma iniciativa que além da presença de emigrantes, lusodescendentes, dirigentes associativos, órgãos de informação da diáspora, e dos deputados eleitos pelo círculo europeu da emigração, Paulo Pisco e Nathalie de Oliveira, contou com a intervenção de Maria Beatriz Rocha-Trindade, uma das maiores especialistas nacionais do fenómeno das migrações, e que foi moderada pela socióloga Heidi Martins, investigadora do CDMH”, avança o escritor.

Ao longo da sua apresentação, o escritor através da sua última obra revelou “o empreendedorismo, as contrariedades, a resiliência e a solidariedade das comunidades portuguesas, a riqueza do seu movimento associativo, e as enormes potencialidades culturais, económicas e políticas que as mesmas representam nas pátrias de acolhimento e de origem. Como é o caso da comunidade lusa no Luxemburgo, a maior comunidade no Grão-Ducado, representando cerca de 20% da população total do país”.

Segundo o autor, ao longo deste ano estão previstas várias sessões de apresentação do livro, cuja capa é assinada pelo mestre-pintor fafense Orlando Pompeu, junto das comunidades portuguesas.

Professor e autor de vários livros que retratam a história da emigração portuguesa, Daniel Bastos é atualmente consultor do Museu das Migrações e das Comunidades, e da rede museológica virtual das comunidades portuguesas, instituída pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes