Sábado, Setembro 23, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaHistoriador fafense Daniel Bastos apresentou livro no Festival das Migrações no Luxemburgo

Historiador fafense Daniel Bastos apresentou livro no Festival das Migrações no Luxemburgo

O historiador fafense Daniel Bastos apresentou, no sábado, a segunda edição do seu último livro “Crónicas – Comunidades, Emigração e Lusofonia”, no Festival das Migrações no Luxemburgo.

A segunda edição da obra, revista e aumentada, que reúne as crónicas que o historiador tem escrito nos últimos anos na imprensa de língua portuguesa no mundo, foi apresentada no âmbito do Festival das Migrações, um certame que reúne milhares de visitantes e se assume como o encontro de todas as culturas no Luxemburgo.

A apresentação do livro, que é prefaciado por Luís Marques Mendes, integrou o programa da conferência-debate sobre a emigração lusófona promovida pelo Centro de Documentação sobre Migrações Humanas (CDMH).

“Uma iniciativa que além da presença de emigrantes, lusodescendentes, dirigentes associativos, órgãos de informação da diáspora, e dos deputados eleitos pelo círculo europeu da emigração, Paulo Pisco e Nathalie de Oliveira, contou com a intervenção de Maria Beatriz Rocha-Trindade, uma das maiores especialistas nacionais do fenómeno das migrações, e que foi moderada pela socióloga Heidi Martins, investigadora do CDMH”, avança o escritor.

Ao longo da sua apresentação, o escritor através da sua última obra revelou “o empreendedorismo, as contrariedades, a resiliência e a solidariedade das comunidades portuguesas, a riqueza do seu movimento associativo, e as enormes potencialidades culturais, económicas e políticas que as mesmas representam nas pátrias de acolhimento e de origem. Como é o caso da comunidade lusa no Luxemburgo, a maior comunidade no Grão-Ducado, representando cerca de 20% da população total do país”.

Segundo o autor, ao longo deste ano estão previstas várias sessões de apresentação do livro, cuja capa é assinada pelo mestre-pintor fafense Orlando Pompeu, junto das comunidades portuguesas.

Professor e autor de vários livros que retratam a história da emigração portuguesa, Daniel Bastos é atualmente consultor do Museu das Migrações e das Comunidades, e da rede museológica virtual das comunidades portuguesas, instituída pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes