Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesInaugurada Praça Santo Condestável, junto à Igreja Matriz

Inaugurada Praça Santo Condestável, junto à Igreja Matriz

Foi inaugurada, esta terça-feira, no âmbito das celebrações do 25 de Abril, a Praça Santo Condestável, situada junto à Igreja Matriz, e que foi alvo de requalificação urbana.

No descerramento da placa, alusiva à obra, marcaram presença o presidente da câmara, Antero Barbosa; o presidente da assembleia municipal, Raul Cunha; o arcipreste de Fafe, José António Carneiro; o presidente da junta de freguesia, Paulo Soares; e Orlando Alves, presidente do Grupo Nun’Álvares.

O momento foi animado por um concerto da Orquestra Orff.

No período de intervenções, o presidente da câmara sublinhou este como um “momento importante para a nossa terra”, considerando que a praça “vem enriquecer o espaço público” e “valorizar o património religioso” da Igreja Matriz, o mais antigo da cidade.

“Requalificámos um espaço que empresta qualidade de vida à nossa população e orgulha-nos”, afirmou, deixando agradecimentos a todos os envolvidos, nomeadamente à paróquia, com quem fizeram permuta do espaço, o que permitiu já, em 2019, criar o Centro Pastoral de Santa Eulália na antiga Escola da Matriz. 

Também o Arcipreste de Fafe, padre José António Carneiro, frisou a “boa relação entre município e paróquia, que tornou possível este espaço que agora fica ao benefício de todos“. O arcipreste salientou não só a utilidade pública do mesmo — ao proporcionar estacionamento próximo à Igreja Matriz, sede do Nun’Álvares, Centro Pastoral de Santa Eulália e capelas mortuárias —, mas também a “beleza” ao relevar a fachada da Igreja Matriz.

Por sua vez, também Raul Cunha, presidente da assembleia municipal, sublinhou o “bom entendimento com a Igreja” e satisfação por “haver aqui uma continuidade de executivos que trabalham todos com o objetivo principal de melhorar a vida dos concidadãos e melhorar as condições de vida dos fafenses”.

Na Praça Santo Condestável, nome associado à coletividade Nun’Álvares, surge um memorial a este “herói da virtude, herói da pátria”, da autoria de Gil Soares. O memorial é composto por três elementos simbólicos associados à vida de Nuno Álvares Pereira: o “escudo tombado” e a “espada caída”, representativos da deposição das armas, e a “cruz elevada”, como expressão da fé cristão.

Foto: Grupo Nun’Álvares.

“Representando o sentir de todos os nunalvaristas, posso dizer que nos sentimos gratos e felizes pela evocação do nosso Patrono nesta praça, pertinho da nossa casa”, expressou o presidente da direção, Orlando Alves, numa publicação nas redes sociais.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes