No seguimento do elevado número de ocorrências de incêndios rurais que assolaram o concelho de Fafe e que resultaram numa extensa área ardida, várias equipas do Município de Fafe e dos Sapadores Florestais da COFafe estão a realizar, desde segunda-feira, intervenções em locais estratégicos, tendo em vista a estabilização de emergência pós-incêndio.
Segundo o município, em articulação com o ICNF foi feita uma avaliação das áreas afetadas e, nesse seguimento, “implementado um conjunto de medidas imediatas de estabilização pós-incêndio, antecipando as condições meteorológicas previstas para os próximos dias“.
“Desta forma, reduzem-se os impactos negativos provocados pela erosão hídrica, que aumentam o risco de deslizamentos e degradação do solo nas áreas afetadas pelos incêndios”, refere a autarquia, em comunicado.
Para além desses trabalhos, o Município de Fafe e as Juntas de Freguesia estão a proceder a trabalhos preventivos nas áreas envolventes às áreas ardidas e nas áreas historicamente identificadas como mais sensíveis, e a sua monitorização dada a previsão de agravamento das condições meteorológicas.
Os trabalhos estão a ser acompanhados e articulados pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Fafe e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.
Chuva forte, vento e trovoada deixam Fafe sob aviso laranja: Recomendações da Proteção Civil