O jornalista Joaquim Vieira vai apresentar o seu mais recente livro, intitulado “O que fizemos da nossa liberdade? 50 anos de democracia em Portugal”, na próxima sexta-feira, no salão nobre do Teatro-Cinema de Fafe.
A iniciativa tem início marcado para as 18h30 e decorre no âmbito da quinta edição do curso livre de História Local, promovido pelo Núcleo de Artes e Letras de Fafe.
Joaquim Vieira, jornalista, ensaísta e documentarista, esteve na direção do Expresso, RTP e Grande Reportagem e foi provedor do leitor do jornal Público. É autor de diversos livros dedicados à análise do país contemporâneo.
Neste novo livro, Joaquim Vieira enumera o que de mais significativo aconteceu em democracia até hoje nas diversas áreas da vida pública nacional, assim como os principais protagonistas e as tendências que se foram desenhando.
“As eleições de 10 de março de 2024, quase coincidindo com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, têm sido vistas como o encerramento de um ciclo de meio século da recente história de Portugal. Vale, por isso, a pena olhar com atenção para este período em que os Portugueses viveram, pela primeira vez, em plena liberdade, e fazer um balanço necessário, se não urgente, para se perceber como chegámos até aqui”, lê-se na sinopse.
“O que fizemos da nossa liberdade? 50 anos de democracia em Portugal é um livro fundamental para compreender as escolhas de um país na confluência de movimentos globais de polarização com sentimentos internos de desilusão e desesperança”, assinalam ainda.
A iniciativa do NALF, de entrada livre, conta com o apoio do Município de Fafe e da Comissão Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.


