Quinta-feira, Abril 18, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaJosé Rui Rocha vence Prémio de Poesia Soledade Summavielle

José Rui Rocha vence Prémio de Poesia Soledade Summavielle

Livro “Ortóptica” será publicado nos próximos meses pela editora Labirinto.

O poeta José Rui Rocha é o vencedor, este ano, do Prémio de Poesia Soledade Summavielle, anunciou o Núcleo de Artes e Letras de Fafe.

O júri — composto pela poetisa e docente Teresa Macedo, pelo professor universitário César Freitas e pelo professor e poeta Carlos Afonso — avaliou as obras submetidas, tendo escolhido por unanimidade o livro “Ortóptica”, assinado sob pseudónimo por ‘Ema Gastão-Luz’.

O júri sustentou a escolha, elogiando a “ambiguidade semântica” dos poemas, que “convocam o leitor para completar a tessitura do poema, embrenhado de espaços em branco, geradores de polissemia e arte estética”. Por outro lado, anotam a “subjetividade dos mundos interiores” e a “eloquência do voo e a evasão para os sonhos”, transversais à obra, que “apresentam-nos um poeta capaz de convocar as vozes de outros (grandes) poetas e, desse devaneio com eles, mostra-se capaz de construir os pilares da poeticidade, que justificam a sua escolha deste livro”.

A residir em Fafe há alguns anos, José Rui Rocha (1981) desenvolveu desde cedo estudos musicais, cumprindo o curso complementar e as disciplinas de piano e canto, licenciando-se em Educação Musical. É pós-graduado em Estudos Literários – Literatura Dramática – pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Diretor de diversos projetos artísticos: do cinema à música, passando pelo teatro, José Rui Rocha tem obra poética publicada em diversas antologias e revistas literárias. Foi distinguido no ano de 2019 com uma Menção Honrosa (por unanimidade) no I Prémio Internacional de Poesia Victor Oliveira Mateus com a obra: “o livro breve da pedra errante”, editado com a chancela da editora Labirinto.

O livro agora premiado será publicado nos próximos meses pela editora Labirinto, devendo o prémio ser entregue por ocasião do Dia Mundial da Poesia.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes