Na última sexta-feira antes do último sábado do mês de agosto cumpre-se a tradição da peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora das Neves, no lugar da Lagoa, Paróquia de Aboim, Arciprestado de Fafe.
Todos os anos, milhares de devotos rumam ao alto da Lagoa, para venerarem Nossa Senhora das Neves e colocarem a imagem na cabeça, um gesto visto como um ritual para “tirar o diabo do corpo” livrando os fiéis de todo o mal.
Este ano, a peregrinação tem o lema “Com Maria, levar Jesus a todos e todos a Jesus”. No dia maior da festa, sexta-feira, dia 30 de agosto, às 9h00, haverá Eucaristia, encontrando-se vários sacerdotes do arciprestado disponíveis para receber os peregrinos para o sacramento da Reconciliação.
Às 11h00, o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, presidirá à Eucaristia campal solene, e animada pelo grupo coral do Santuário, no fim da qual se fará o 7° dia da novena em honra de Nossa Senhora das Neves, com exposição e bênção do Santíssimo Sacramento. De tarde, Às 17h00, sairá a tradicional procissão com andores floridos e o tradicional carro das virgens que executarão cânticos em louvor da Senhora das Neves.
No domingo, dia 1 de setembro, às 10h30, celebrar-se-á a última eucaristia solene da Peregrinação em honra de Nossa Senhora das Neves, com procissão às 17h00, saindo novamente os andores floridos e o carro das virgens.