Celebrar a arte nas mais variadas formas é o objetivo do Festej’Arte, novo Festival das Artes de Cepães, que se estreou no último fim de semana de setembro, com a sua primeira edição.
Com organização a cargo da Associação Cultural Amigos do Carnaval de Cepães, a iniciativa trouxe à freguesia espetáculos de teatro para miúdos e graúdos, um curso de trança da palha, um concurso de bolos, concertos — com a Red Bow Cool Band e uma ‘jam session’ — e ainda uma arruada comunitária de marionetas gigantes, que coloriu as ruas na tarde de domingo, animada pelo grupo de bombos Zés Pereiras do Norte – Fareja.
O momento foi antecedido pela inauguração de um mural, da autoria de Andres Tamarit, que ilustra a tradição do Carnaval na freguesia. A ocasião contou com a presença do artista espanhol, bem como do presidente da Junta de Cepães e Fareja, que louvou o trabalho realizado pela associação. Também o pároco José Marques elogiou o que disse ser um “projeto de alma e coração”.
“A nossa intenção é dinamizar a cultura da freguesia, fazer um festival de artes multidisciplinar, com oferta cultural diversa e de qualidade para todos os gostos e públicos. Queremos a cada ano ir crescendo e fazer um novo mural a cada edição, com outros temas ligados à cultura e tradições”, partilhou com o Expresso de Fafe, David Fariza, diretor artístico da iniciativa.
No final, a presidente da associação, Lucinda Costa, revelou-se satisfeita com o resultado desta primeira edição, que depois da arruada ‘A-rua-dá-Robertos’ também visitou o Lar D. Joaquina Leite Lage, para levar um espetáculo de marionetas aos idosos.