Sexta-feira, Maio 24, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesMostra de Folclore integra programa das Festas do Concelho. Destaques para 4...

Mostra de Folclore integra programa das Festas do Concelho. Destaques para 4 dias de animação.

As Festas do Concelho em honra de Nossa Senhora de Antime vão integrar, na noite sábado, uma Mostra de Folclore, promovida pelo Rancho Folclórico de Fafe, na Arcada.

Para além do grupo anfitrião, participam ainda na Mostra de Folclore quatro grupos convidados: o Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz – Santo Tirso, o Grupo de Danças e Cantares de Perre – Viana do Castelo, o Rancho Folclórico de S. Miguel-o-Anjo – Famalicão, e o Grupo Folclórico da Corredoura de Guimarães.

Recorde-se que o programa inicialmente apresentado pelo Município de Fafe não incluía esta iniciativa, mas foi atualizado, passando a integrar este evento. A vereadora da Cultura, Paula Nogueira, explicou que “estava a ser estudado outro modelo” quanto à mostra de folclore, mas optaram por fazer regressar a versão tradicional.

A propósito do programa, que prevê quatro dias de festa, a vereadora sustentou que procura “manter no essencial os momentos habituais, mas introduzir alguma inovação nas propostas a colocar aos fafenses e aos que nos visitam”.

“As Feiras Francas têm um perfil e espírito de evento mais ligado às nossas tradições e cultura. Nestas festas é abrirmos as portas a quem nos visita. Fomos ao encontro de algumas críticas e sugestões de cidadãos que queriam um programa mais arrojado, designadamente ao nível dos concertos“, afirmou, no final da reunião do executivo municipal desta segunda-feira. 

A cantora brasileira Daniela Mercury é esperada na noite de sexta-feira, uma escolha que, segundo a vereadora, procura atrair os milhares de cidadãos que residem na região e assinalar o espírito de ‘cidade dos brasileiros’, dos torna-viagem.

“Estamos certos que será um concerto magnífico, com uma cantora que é mobilizadora e alegre. Precisamos de alegria e de nos reencontrarmos”, anotou, sublinhando a escolha do Parque da Cidade como “espaço amplo”.

Na noite de sábado é esperado o concerto da banda portuense GNR, com o vocalista Rui Reininho, que “atravessa a preferência de várias gerações”, salienta.

A pensar nos mais jovens, foram preparadas atividades desportivas relacionadas com modalidades urbanas, no skatepark e no parque basket3x3, que serão assim dinamizados, e ainda duas noites com djs, cujos nomes foram esta quarta-feira divulgados: Angel Dj, Miguel Mendes e Tiger Lewis (sexta-feira, a partir da 1h00) e Ricardo Mendez, André Salvador e Miguel Rendeiro (sábado,a partir das 00h30). 

Foto: Arquivo/Expresso de Fafe.

A tradicional noite de fados está garantida, não com os habituais fados de Coimbra, mas com três fadistas locais. “Estou convencida que será uma bonita noite de fado, com propostas musicais diversas. (…) Não é romper tradições, é tentar introduzir pequenas alterações, num programa de um ano”, anotou a vereadora.

Quanto ao facto da Marcha Luminosa, que habitualmente encerra as festas na noite de segunda-feira, passar para a noite de domingo, explicou que “se prendeu com uma questão muito prática: a circunstância de perdermos capacidade de mobilizar pessoas, organizações e artistas numa segunda-feira à noite”.

“Estamos sempre abertos a introduzir as alterações que forem necessárias desde que para um objetivo final, que é proporcionar um programa de qualidade, dar o máximo e organização plena”, concluiu. 

Destaque ainda para a exposição “Senhora de Antime – a fé de um povo”, que será inaugurada esta quinta-feira, no Arquivo Municipal, dando início às festas, juntamente com a inauguração das iluminações decorativas, à noite, e o concerto dos AM Show.


Programa completo, atualizado:

Fonte: Município de Fafe.
- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes