O Núcleo de Artes e Letras de Fafe (NALF) promove, na próxima sexta-feira e sábado, 24 e 25 de outubro, a primeira edição da iniciativa “Salto – Encontros Literários de Fafe”, em torno dos temas “Memória, Viagem e Resistência”.
A edição terá como pontos altos o tributo literário à obra do consagrado escritor Mário Cláudio (sábado, dia 25), bem como o espaço dedicado ao escritor e cineasta Vicente Alves do Ó, com a apresentação do seu mais recente livro e do filme “Os Portugueses” (sexta-feira, dia 24).
Em comunicado, o presidente do NALF, Artur Comba, convida os fafenses a participarem nos vários momentos da iniciativa, todos de entrada livre.
O arranque está marcado para sexta-feira de manhã, com uma atividade na Escola Secundária dedicada aos alunos. À tarde, pelas 15h00, na Praça da Justiça estende-se um momento em torno das “Resistências”, com a colocação de cartazes e canções de Abril.
Pelas 17h00, no Salão Nobre do Teatro-Cinema, tem lugar a apresentação da obra de Vicente Alves do Ó “Que a vida nos oiça”, por Pompeu Miguel Martins, culminando a noite com a exibição do filme “Portugueses”, do mesmo autor, que esteve em cena nos cinemas nacionais nos últimos meses.
Na manhã de sábado, a partir das 10h00, realiza-se pela cidade uma viagem pelos sítios com história relativa à viagem e à resistência, com partida do Teatro-Cinema. Os participantes seguem para o Jardim do Calvário, onde, pelas 11h00, terá lugar um apontamento musical de influência filarmónica, e, de seguida, bailado na Biblioteca Municipal, pela Escola Bailado de Fafe, e ainda a intervenção de autores locais, com a leitura de poesia.
A tarde de sábado inclui a abertura de uma exposição de rua com a fotobiografia de Mário Cláudio, na Arcada, culminando, a partir das 15h30, com o tributo à obra literária do renomado romancista, pelos académicos José Cândido Martins (Universidade Católica) e José Carlos Seabra Pereira (Universidade de Coimbra), com moderação do Professor César Freitas (IEES), no Salão Nobre do Teatro-Cinema. Estas atividades são objeto de certificação como Ação de Curta Duração para os docentes interessados.
“Uma iniciativa que promete envolver a cidade e deixar marcas para o futuro de um território marcado pelas migrações, pela viagem e pela resistência à ditadura”, acentua o presidente do Núcleo de Artes e Letras de Fafe.