Segunda-feira, Maio 6, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaOrquestra Orff celebrou 10º aniversário em concerto e afirma-se pela "paixão pela...

Orquestra Orff celebrou 10º aniversário em concerto e afirma-se pela “paixão pela cultura e música”

Escola de Música do Grupo Nun'Álvares conta hoje 150 alunos, dos 4 aos 80 anos. Objetivo é "proporcionar a aprendizagem de música a todos os fafenses, independentemente da idade ou da condição social".

A Orquestra Orff – Escola de Música do Grupo Nun’Álvares subiu ao palco do Teatro Cinema de Fafe, na noite de sábado, num concerto de comemoração dos seus 10 anos de atividade. 

O programa abriu com o Hino de Fafe, seguindo-se uma série de temas variados, que foram desde Carmina Burana, The Sounds of Silence, passando pelo tema popularizado pelo filme Titanic (‘My Heart Will Go On’), até Xutos e Pontapés com ‘O Homem do Leme’, ‘Foi Deus’ (fado da Amália Rodrigues), Pedro Abrunhosa com ‘Para os Braços da Minha Mãe’ e música popular portuguesa, como Cantares do Minho.

A Escola de Música do Grupo Nun’Álvares foi criada em junho de 2013, por dois professores de música, José Machado e João Sampaio, com o objetivo de “proporcionar a aprendizagem de música a todos os fafenses, independentemente da idade ou da condição social“.

Hoje contam com cerca de 150 alunos, dos quatro aos oitenta anos de idade, e onze professores/colaboradores, todos de Fafe, que compõem a orquestra e a tuna.

Ensinam todos os instrumentos de orquestra, instrumentos tradicionais e técnicas vocais. Trombone, saxofone, violoncelo, piano, bateria, percussão, guitarras, flauta transversal, clarinete e trompete são alguns dos instrumentos que é possível aprender nesta escola, que afirma-se pela sua “paixão pela cultura, paixão pela música e pelo projeto em si”, sublinha o diretor artístico, José Manuel Machado.

O propósito passa por proporcionar às crianças um crescimento saudável e equilibrado, e aos adultos e idosos uma melhor qualidade de vida, tudo através da música.

Sem fins lucrativos, pretendem assim contribuir para o desenvolvimento cultural do concelho, acreditando que este pode ser uma referência e fazer jus ao lema “Fafe Capital da Música”.


Com a colaboração de Ivo Borges.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes