A Comissão Concelhia de Fafe do PCP promoveu, na tarde de sábado, na biblioteca municipal, a apresentação do livro “Saramago, um escritor com o seu povo”, publicado este ano pelas Edições Avante!.
“Muitas vezes omitida quando se fala sobre Saramago, a sua dimensão de militante do PCP foi amplamente exemplificada, sublinhada e enquadrada por Rui Mota, das Edições Avante!, que aqui em Fafe ajudou a perceber o trabalho de pesquisa necessário para a elaboração deste livro e destacou alguns pormenores nele incluídos”, refere o partido, em comunicado.
O livro destaca a dimensão política da vida do escritor, através de depoimentos e textos diversos, da autoria de Saramago e de outros, que ao longo dos anos foram publicados no Avante! e em outras publicações do PCP.
“À apresentação seguiu-se um momento de debate onde os presentes vincaram o comprometimento do intelectual de Abril com a revolução de 1974, onde se debateu o seu estilo de escrita, onde se recordaram passagens de algumas das suas obras literárias e algumas situações polémicas na relação de Saramago com o poder político e com alguns setores mais conservadores do nosso país”, relatam ainda.
A iniciativa enquadrou-se nas comemorações do centenário do nascimento de José Saramago promovidas pelo PCP que ao longo deste ano “procuraram contribuir para a divulgação e para o debate em torno da sua obra, para a democratização da cultura, com especial preocupação com as novas gerações, bem como para o conhecimento do seu papel na luta contra o fascismo, pelas conquistas de Abril, como militante comunista”.