Domingo, Janeiro 29, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioCulturaPesar pelo falecimento da artista plástica fafense Lourdes Magalhães

Pesar pelo falecimento da artista plástica fafense Lourdes Magalhães

Faleceu, na tarde desta segunda-feira, aos 75 anos, a artista fafense Lourdes Magalhães, vítima de doença prolongada. 

Em comunicado, o Município de Fafe lamenta o falecimento da artista, recordando-a como “uma fafense que muito contribuiu para a afirmação das belas artes e da cultura”.

“A sua obra, de enorme qualidade estética, está representada em várias colecções particulares, bem como em instituições públicas (como o Município de Fafe), no país e no estrangeiro”, anotou a autarquia, endereçando as mais sinceras condolências à família e amigos da artista.

Maria de Lourdes Magalhães Sampaio Castro era natural de Fafe e residia há muitos anos em Braga, onde foi professora de Artes de Arte da Escola Secundária Carlos Amarante.

Integrou a Associação Cultural Lusófona, Irmandades da Fala da Galiza e Portugal e o Núcleo de Artes e Letras de Fafe, desde a sua fundação.

Coordenou o projecto Saramago Revisitado, uma coletânea de textos que resulta da recriação de oito crónicas de José Saramago que constituem o livro Deste Mundo e do Outro,bem como de Textos Poéticos de Manuel Alegre e José Mário Branco, aquando das comemorações dos 20 anos do 25 de Abril.

Realizou o Projecto do Monumento Comemorativo de Lionismo em Portugal, uma peça escultórica situada num espaço verde da Cidade de Braga.

Elaborou o Projecto Pictórico para a Área da Urgência de Pediatria do Hospital de Braga.

Em 2012 foi condecorada com a Medalha de Mérito no domínio das Artes Plásticas, pela Câmara Municipal de Braga.

Começou a expor em 1981 e desde então participou em mais de três dezenas de mostras individuais e coletivas, no país e no estrangeiro, parte delas na sua terra natal, onde expôs pela última vez em 2016. Ilustrou igualmente diversas obras literárias individuais e colectivas.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Anúncio - spot_img

Artigos Recentes