Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesPrimeiro-ministro inaugurou nova unidade industrial da Lingote: "O sucesso para Fafe é...

Primeiro-ministro inaugurou nova unidade industrial da Lingote: “O sucesso para Fafe é o sucesso para o país”

O primeiro-ministro António Costa inaugurou, esta quarta-feira, a nova unidade industrial da Lingote Alumínios, localizada na Zona Industrial do Socorro, em Fafe. 

O líder do Governo fez-se acompanhar pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, na ação inserida na iniciativa ‘Governo + Próximo’, durante dois dias dedicada ao distrito de Braga.

Após visita às instalações, António Costa felicitou a Lingote pela criação desta nova unidade, considerando este investimento um “sinal da trajetória de confiança” que o país tem de prosseguir e “precisa sentir”.

Salientando o distrito de Braga como “um dos principais motores da economia nacional”, com 11% das exportações do país, saudou a autarquia de Fafe por ter capacidade de “atrair, fixar e multiplicar a atividade industrial” do concelho.

O sucesso para Fafe é o sucesso para todo o país“, frisou o primeiro-ministro. 

Também o ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, assinalou esta empresa como um “exemplo de excelência” da indústria metalomecânica, salientando a sua importância, nomeadamente para o setor da construção e das indústrias renováveis. “Não há painéis solares e torres eólicas sem alumínio”, anotou, considerando este como “um dos metais mais extraordinários do planeta, com qualidades fascinantes, desde logo a leveza, a sua resistência à corrosão, e totalmente reciclável”.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa, recorreu aos dados do INE para defender a “atratividade de Fafe para instalar novas indústrias“, dando nota que em 2022 as empresas do concelho exportaram cerca de 300 milhões de euros, um crescimento de 39% relativamente a 2015.

“Fafe tem como poucos territórios um grande potencial desde logo porque este executivo colocou a economia no centro das suas preocupações e prioridades, procurando um desenvolvimento sustentável. O nosso papel é criar condições para atrair mais investimento e mais empresas”, referiu.

Considerando que tal passa “por parques industriais de elevada qualidade, bem servidos de acessibilidades e infraestruturas tecnológicas avançadas”, lembrou que está em fase de dotar o concelho de mais uma área de acolhimento empresarial, em Regadas.

Com cerca de 42 mil metros quadrados, a nova unidade industrial da Lingote Alumínios representou um investimento de 50 milhões de euros. André Costa, CEO da empresa, sublinhou que se trata da segunda maior unidade do setor a operar na Península Ibérica.

Fundada em 1980, e pertencente ao grupo belga Corialis desde 2020, é uma das maiores empresas portuguesas do setor de extrusão de alumínio e uma das maiores exportadoras e empregadoras do concelho de Fafe, com 400 trabalhadores. Com um volume de negócios de 92 milhões de euros em 2022, a empresa exporta 43% da sua produção.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes