Sábado, Setembro 18, 2021
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InicioSociedadeProfessor José Pacheco esteve em Fafe a impulsionar criação de turma-piloto

Professor José Pacheco esteve em Fafe a impulsionar criação de turma-piloto

O Centro Educativo do Agrupamento de Escolas Montelongo recebeu, no final de maio, a visita do Professor José Francisco Pacheco, educador, idealizador da Escola da Ponte, escritor e indutor de projetos de inovação educacional.

O encontro e ‘conversa aberta’ surgiu integrado num périplo que está a realizar a nível nacional e que pretende impulsionar a criação de uma turma-piloto, com o intuito de arrancar no início do próximo ano letivo, tendo por base diferentes métodos de aprendizagem.

“Nesta turma, a aprendizagem será em comunidade, seguindo uma metodologia de projeto em que as aprendizagens ocorrem no paradigma da comunicação e da relação entre os Alunos e Educadores. Os alunos fazem roteiros de pesquisa, aprendem de acordo com os seus ritmos e interesses, tanto dentro, como fora do edifício Escolar, uma vez que ‘Escola são Pessoas'”, assinala o Núcleo 7 Pétalas, que pretende a implementação deste projeto em Fafe.

No encontro estiveram presentes a diretora Maria José Marques e o vice-diretor Pedro Gomes do Agrupamento de Escolas de Montelongo de Fafe, o vereador da Educação da Câmara de Fafe, Pompeu Martins, e o Núcleo 7 Pétalas do Movimento Mãe Terra, representado por David Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Fornelos, Natali Martins, encarregada de educação de três crianças do agrupamento e Áurea Sampaio, docente do agrupamento.

“Com estes projetos impulsionados pelo Professor Pacheco e a ocorrer no país em simultâneo, com o apoio da Rede de Comunidades de Aprendizagem em Portugal, pretende-se desenvolver um trabalho colaborativo na sociedade para uma nova construção social em que se junta a educação familiar, social e escolar. Um caminho em que se aprende em comunidade e através do qual se transforma a Educação em Portugal”, conclui o Núcleo 7 Pétalas, em comunicado.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FansCurti
0SeguidoresSeguir
54SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever
- Anúncio -spot_imgspot_img
- Anúncio -
Anuncio

Artigos Recentes