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Projeto “Piqueniques nas Aldeias de Fafe” promove produtos locais e o território com o Chef Hélio Loureiro

A apresentação pública do projeto está prevista para 11 de agosto e a sua implementação até 30 de junho de 2022. 

O Município de Fafe está a promover o projeto “Piqueniques nas Aldeias de Fafe”, coordenado pelo Chef Hélio Loureiro, com o objetivo de divulgar os produtos locais e o território. 

“‘Piqueniques nas Aldeias de Fafe’ by Chef Hélio Loureiro, em parceria com várias entidades e produtores locais, é um aglomerado inteligente de excelentes ideias, guarnecido pela excelência do trabalho do Chef Hélio Loureiro, emoldurado pelas lindíssimas paisagens do concelho de Fafe”, descreve a autarquia, em comunicado.

Para o Chef Hélio Loureiro este é “um regresso à terra mãe e um reconhecimento do que são os produtores e os produtos locais”.

“O piquenique nasce da vontade de querermos estar com a natureza e envolvidos por ela, em querermos estar com os pés na terra”, refere.

Segundo a autarquia, esta é uma iniciativa “preocupada com o meio ambiente, apostando em produtos e produtores locais, na utilização de infraestruturas adequadas à realização de piqueniques (parques de lazer) e disponibilização de palamenta com utensílios biodegradáveis”.

Inserido numa candidatura financiada pelo PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos), esta ação é um projecto âncora do consórcio MinhoIn, uma Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC).

O projeto âncora dos “Piqueniques nas Aldeias de Fafe”, denominado Aldeias de Portugal (Minho), tem como objetivo promover a animação, a (re)qualificação e a dinamização turística das aldeias da região, aglomerados urbanos tradicionais localizados nos espaços de baixa densidade.

Os objetivos específicos passam por aumentar os fluxos e receitas turísticas do produto Turismo Aldeias de Portugal (Minho); estruturar, qualificar e inovar no produto Turismo de Aldeia no Minho; promover a comercialização do Turismo de Aldeia através de programas comunicação e de animação; desenvolver a venda cruzada entre o Turismo de Aldeia e os restantes produtos chave da estratégia, designadamente a Enogastronomia, o Touring – Itinerários Culturais e Paisagísticos e o Turismo Natureza.

A apresentação pública do projeto está prevista para 11 de agosto e a sua implementação até 30 de junho de 2022.

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