A organização do Campeonato Mundial de Ralis (WRC) confirmou, esta quinta-feira, o Rali de Portugal no calendário do próximo ano. A prova portuguesa vai para a estrada de 9 a 12 de maio e será a 5ª etapa do Mundial de Ralis, num calendário marcado pelo regresso da Polónia e a estreia da Letónia.
Aprovado pelo Conselho Mundial de Desportos Motorizados da FIA, em reunião realizada esta quinta-feira, em Genebra, na Suíça, o calendário do WRC da próxima época inclui 13 eventos em quatro continentes, disputados entre janeiro e novembro.
“Quatro eventos têm lugar em asfalto, um em neve e os restantes oito em terra, para garantir que os pilotos e as suas equipas são postos à prova numa variedade de condições e em terrenos variados”, refere o Automóvel Club de Portugal, em comunicado.
Como é tradição, o campeonato arrancará com o Rali Monte Carlo, em finais de janeiro, seguindo-se a neve da Suécia em fevereiro. O Rali Safari do Quénia acolhe o primeiro evento em terra da época, em março. Segue-se o Rali da Croácia, em abril, a anteceder o Rali de Portugal, em maio, a que se segue a prova na Sardenha. O fecho estará, pelo terceiro ano consecutivo, a cargo do Rali do Japão, a constituir a ronda decisiva da época.
Recorde-se que, na edição deste ano do Rali de Portugal, a vitória foi para o finlandês Kalle Rovanperä, de 23 anos, que a duas provas do final da época de 2023 está perto de revalidar o título mundial.
Confira o calendário completo do próximo ano: