Fafe foi palco pela primeira vez, este fim de semana, de uma etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias, com a 1ª edição do Fafe Eco Rally, uma prova com todos os veículos 100% elétricos.
Organizada sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), a prova encerrou a temporada de 2025, com dois dias de competição marcada pela “sustentabilidade, inovação e consciência ambiental”.
Trinta e uma equipas participaram na prova, cumprindo os 183,5 quilómetros, distribuídos por três secções e uma ‘power stage’, na parte final da conhecida especial Fafe Lameirinha.
A dupla Emilien le Borgne/Alexandre Stricher, num Dácia, integrando a equipa Mini Inches Eco Team, foram os vencedores deste 1º Fafe Eco Rally. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Nuno Serrano/Ivo Tavares, em segundo lugar, e Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, em terceiro lugar, ambos em KIA, e integrantes da equipa Kia – ACP Electric – BP.
Nuno Geada/Sofia Geada, também da equipa Mini Inches Eco Team, ao volante de um Mini Cooper SE, venceram a categoria de Eficiência Energética. O prémio da melhor equipa feminina foi para Paula Joaquim/Sofia Escarigo, da equipa UVE EcoRally Team, competindo num Tesla. A Power Stage teve como vencedores João Botequilha /Magda Ferreira, em Volvo.
A prova consagrou Eduardo Carpinteiro Albino / José Carlos Figueiredo como campeões nacionais absolutos, tornando-se assim a equipa com mais vitórias no conjunto das edições do Campeonato de Portugal de Novas Energias.
“O Fafe Eco Rally para além de reforçar o papel de Fafe como uma das capitais do automobilismo em Portugal, mostrou igualmente um território que aposta na modernidade, sem esquecer a preservação ambiental”, lê-se em comunicado da FPAK.


