A artista fafense Ana Stingl, associada do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, tem patente no Gabinete da Bienal, em Vila Nova de Gaia, uma exposição de desenho sob o título “Além dos Jardins”.
Inaugurada a 19 de abril e patente até 25 de maio, esta mostra, inserida no Projeto Onda Bienal, é organizada por Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural com o apoio da Câmara Municipal de Gaia.
Estão expostos vinte e dois desenhos realizados entre 2018 e 2024, cujo tema se relaciona com jardins.
“Os jardins e a natureza, temas recorrentes nos seus trabalhos, transportam-nos a vários estádios de alma e de sensações. Os pássaros, personificação de seres humanos, desde há muito presentes, quer na pintura quer no desenho, apresentam-se em diversas situações: voam em jardins interiores, quentes e secretos, entrelaçam-se entre raízes e pétalas, agitam-se entre troncos delicados, cruzam águas ondulantes e descansam em jardins de inverno”, descreve o NALF, em comunicado.
“A inspiração surge do convívio estreito com a natureza, para onde ela nos transporta, com o colorido das estações, memórias de ventos em tardes quentes de outono, folhas a transbordar de cor e pequenos galhos abandonados aos ventos”, acrescenta o NALF.
Ana Stingl, natural de Fafe, licenciou-se em Artes Plásticas/Pintura pela ESBAP (1986). É professora de Educação Visual e reside no Porto. Dedica-se à pintura e à ilustração. Expõe desde 1985, contabilizando mais de uma dezena de exposições individuais e participando em dezenas de coletivas, em diferentes locais do país, em especial na zona norte, incluindo naturalmente a sua terra natal.