Os alunos da Escola Secundária de Fafe levaram a ‘Revolução dos Cravos’ às ruas da cidade, esta quarta-feira, com uma encenação que recordou os principais passos que culminaram no Dia da Liberdade de 25 de Abril de 1974.
A recriação histórica ilustrou quatro momentos decisivos dos acontecimentos da “Operação Fim de Regime” levada a cabo pelo MFA.
‘Não à Ditadura’, ‘Revolução’, ‘Viva a Liberdade’ foram algumas das palavra de ordem entoadas pelos alunos, tendo no cravo o símbolo maior desta revolução.
A encenação iniciou com a “Sublevação dos Quartéis”, tendo como palco a Escola Secundária de Fafe, seguindo-se o “Enfrentamento das Tropas”, na Biblioteca Municipal; o “Cerco do Quartel do Carmo”, na Arcada; e, por fim, o momento com o tema “E o Futuro, Pá?”, na Câmara Municipal de Fafe. O trajeto entre estes locais foi feito com os militares de Abril e o povo que saiu à rua em seu apoio.
O presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa, recebeu os alunos nos Paços do Concelho, tendo agradecido o envolvimento das escolas nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Fafe e lançado o mote “para que todos, novos e mais velhos, possamos continuar a defender os ideais de Abril.”
Aos alunos e professores da Escola Secundária de Fafe juntaram-se também os utentes da Cercifaf, na Câmara de Fafe, com a inclusão, igualdade, acessibilidade e respeito como reivindicações.