O mupi digital do Município de Fafe instalado junto ao pavilhão multiusos foi alvo de uma “intrusão” informática, na noite de quarta-feira, que o levou a exibir um filme pornográfico.
A autarquia esclarece que o incidente apenas afetou um dos equipamentos que estavam a ser instalados na cidade para serem inaugurados no 25 de Abril, no âmbito da apresentação do projeto “Fafe Digital”, mas que, “por cautela, foram desligados os restantes”.
“O Município de Fafe repudia veementemente este incidente desagradável, tendo procedido à imediata comunicação às autoridades competentes“, lê-se em comunicado.
O painel digital urbano em questão encontrava-se “em processo de montagem e teste”, esclarece o município, informando ainda que “o lamentável incidente não colocou em causa quaisquer dados pessoais”.
A rede de mupis digitais instalada pelo município visa disponibilizar informação destinada a residentes e visitantes, como “informações sobre horários dos transportes, agenda cultural e desportiva, informação turística de interesse, e ainda consultar informação sobre as freguesias, locais de interesse para visita, alojamento, restaurantes”. Segundo o município, “quando em repouso, os mupis digitais ativam informação contínua alusiva a eventos e atividades de agenda”.