As análises realizadas às águas de várias zonas balneares do concelho de Fafe destacaram-se pela positiva, segundo os relatórios comunicados este fim de semana à Câmara de Fafe.
Segundo a autarquia, a colheita de amostra de água para análise foi realizada a 20 de agosto pela Unidade de Saúde Pública da ULS do Alto Ave, no âmbito do programa de Vigilância Sanitária de Zonas Balneares Interiores, nas zonas fluviais de recreio e lazer (ZFLR) e zona balnear interior (ZBI) existentes no concelho de Fafe.
“As águas recolhidas nas ZFLR existentes nas freguesias de Medelo, Moreira do Rei e Várzea Cova, Quinchães,Agrela e Serafão e Vinhós, e na ZBI de Revelhe apresentam conformidade de resultados com os valores paramétricos definidos para os parâmetros analisados”, refere a câmara, em comunicado.
Os boletins analíticos referem-se, designadamente, às águas naturais doces e balneares das zonas fluviais de recreio e lazer de Agrela, Vinhós, Marinhão – Ruivães, Veiga e à zona balnear interior da Albufeira da Queimadela.
Os relatórios de ensaio procedem, essencialmente, à análise microbiológica das amostras e que inclui pesquisa e quantificação de Escherichia coli, pesquisa de Salmonella, pesquisa e quantificação de Enterococos (utilizando método de membrana filtrante).