Domingo, Novembro 16, 2025
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioDestaquesAntero Barbosa tomou posse para segundo mandato — "É hora de dar...

Antero Barbosa tomou posse para segundo mandato — “É hora de dar continuidade ao trabalho”

Instalados novos órgãos autárquicos do Município de Fafe. Presidente da Câmara reeleito defendeu política "centrada nas pessoas" e traçou as prioridades para o novo mandato.

Tomaram posse, no sábado, os novos órgãos autárquicos do Município de Fafe, eleitos a 12 de outubro, para o mandato 2025-2029, numa cerimónia pública que teve lugar no Multiusos de Fafe.

Antero Barbosa foi de novo empossado presidente da Câmara de Fafe, liderando o órgão executivo, agora composto por mais oito vereadores: cinco do Partido Socialista (Parcídio Summavielle, Paula Nogueira, Pompeu Martins, Helena Lemos e Francisco Lemos), dois da coligação ‘Por Fafe, Sempre’ (Rui Novais da Silva e Clara Paredes de Castro) e, pela primeira vez, uma vereadora do partido Chega, Daniela Oliveira.

No discurso de tomada de posse, Antero Barbosa começou por sublinhar que “o melhor que Fafe tem são os fafenses” e apelou à unidade: “Fafe precisa de todos, ninguém se deve sentir excluído. Agora é hora de dar continuidade ao trabalho“.

Defendendo uma política “centrada nas pessoas”, reafirmou o compromisso de “lutar pelos objetivos coletivos, com ética e transparência”, guiado por princípios e valores como “a generosidade, a solidariedade, a transparência, a confiança e humanização”.

As políticas públicas que assumimos são humanistas. As pessoas são o centro do que defendemos e a razão de ser da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia. Trabalhamos para todos, com mais atenção aos carenciados”, afirmou. 

Entre as prioridades para o novo mandato, assumiu como desafio a demografia, defendendo para alcançar o crescimento da população a atração de empresas, pondo o foco no desenvolvimento económico, com a criação de áreas de acolhimento empresarial e reabilitação das existentes.

Reafirmou ainda como desígnio o aumento da rede de saneamento, prevendo para os próximos dois anos “muita obra no terreno para termos uma cobertura mais satisfatória”. Avançou ainda ter como objetivo dar seguimento ao investimento na desmaterialização e digitalização dos serviços da câmara municipal, para que esta responda “com mais rapidez às solicitações”.

O edil afirmou que “a educação continuará a ser prioridade”, destacando um investimento de 30 milhões de euros para reabilitação e apetrechamento das escolas do concelho, e o desígnio de tornar Fafe “cidade europeia do desporto”, promovendo a prática desportiva como fator de saúde e bem-estar, mas também de “projeção e afirmação do nosso concelho”.

Por fim, Antero Barbosa agradeceu a confiança dos fafenses e assegurou estar “com a mesma atitude de alma e coração a trabalhar pela nossa terra”.

“Contamos com todos. Temos ainda muitos problemas à espera de solução. Todos são poucos para fazer o que é ainda urgente e necessário fazer”, concluiu.  

Tomaram também posse os 27 deputados eleitos para a Assembleia Municipal e os 25 presidentes de Junta de Freguesia, que por inerência têm também assento neste órgão. Seguiu-se a primeira reunião da Assembleia Municipal, com a eleição de Raul Cunha presidente deste órgão, que se faz acompanhar por Palmira Dias e Manuel Salgado, como secretários da mesa. Esta única lista a votação, proposta pelo PS, reuniu 38 votos a favor e 8 brancos.
 
 

Reportagem fotográfica completa aqui
- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Artigos Recentes