Sábado, Abril 20, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesApresentada nova Unidade Local de Proteção Civil em Freitas e Vila Cova

Apresentada nova Unidade Local de Proteção Civil em Freitas e Vila Cova

Junta de Freguesia de Moreira de Rei e Várzea Cova já manifestou interesse em constituir também uma unidade.

Foi apresentada esta quarta-feira a nova Unidade Local de Proteção Civil de Freitas e Vila Cova, a segunda a ser constituída no concelho e que ficará sediada na Junta de Vila Cova, com o objetivo de proporcionar um apoio mais próximo à população da freguesia nesta matéria.

“Os objetivos fundamentais da Proteção Civil são socorrer e proteger pessoas e bens. Ainda no passado recente fomos fustigados no verão pelos incêndios e no inverno por chuvas torrenciais. Tivemos muitas dificuldades em repor a normalidade. Com a criação desta unidade local vamos dispor de meios e seremos certamente mais rápidos e eficazes“, afirmou o presidente da junta de freguesia, Armando Gonçalves. 

Na abertura da sessão, sublinhou ainda o papel desta nova unidade na “prevenção e atenuação de riscos em matérias de autoproteção”, pedindo a colaboração do município para o seu apetrechamento em termos de meios que a tornem operacional. “Precisamos de voluntários para ter uma unidade local dinâmica e ativa”, dirigiu ainda à população num apelo reforçado pelo primeiro voluntário Hugo Ferreira, que disse esperar a colaboração desde logo dos escuteiros.

Presente na sessão, o Coordenador Municipal da Proteção Civil de Fafe, Gilberto Gonçalves, sublinhou a importância da constituição desta unidade, uma vez que as juntas de freguesia são a ‘base da pirâmide’ da proteção civil, as “estruturas mais próximas da população e que, por isso, têm um papel fundamental”.

A propósito lembrou o “bom trabalho” que tem sido feito pela unidade de Agrela e Serafão, criada em 2018, e como historicamente naquela área do concelho “os incêndios rurais se não forem prontamente combatidos se transformam em grandes incêndios de forma muito rápida”.

A partir de hoje devem sentir-se mais seguros, mais apoiados em situações de acidente grave ou catástrofe ou pequenas situações de poteção civil que aconteçam”, afirmou, lembrando que os “voluntários são uma pedra fundamental”.

Em representação do Município de Fafe, a vereadora Palmira Dias felicitou a junta de freguesia pela constituição daquela unidade e reforçou a mensagem de que “todos somos Proteção Civil”, competindo a todos cumprir esse papel.

“Tenho a certeza que aqui há gente muito capaz, que vai fazer por merecer e honrar o que hoje está aqui a ser criado”, concluiu.

Fafe assinala Dia Mundial da Proteção Civil com exposição de meios, ações sensibilização e exercícios práticos

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes