Terça-feira, Maio 21, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesPSD questiona ponto de situação da prospeção de lítio em tempo de...

PSD questiona ponto de situação da prospeção de lítio em tempo de investimento na ZI de Regadas

Presidente da Câmara diz não ter conhecimento de nenhuma prospeção no nosso território.

O deputado do PSD, Francisco Pinto, questionou o presidente da Câmara de Fafe, na última reunião de assembleia municipal, sobre o ponto de situação da prospeção de lítio no concelho.

“Gostaríamos de saber que informações possui sobre a prospeção e exploração de lítio no nosso concelho, pois já há bastante tempo que este assunto não é aqui falado. Temos conhecimento que as prospeções continuam e queremos relembrar que o município está a fazer um grande investimento na Zona Industrial de Regadas que tem de ser salvaguardada”, afirmou o social-democrata. 

Em resposta, Antero Barbosa disse não ter conhecimento de nenhuma prospeção no nosso território. “Numa reunião em que participei com o senhor secretário de Estado, à data João Galamba, que agora está noutra pasta, foi-nos dito que mesmo para a fase de prospeção as câmaras eram ouvidas e não me foi comunicada nenhuma situação dessa natureza”, referiu.

A distrital do PSD de Braga informou que vai solicitar aos deputados eleitos pelo distrito que exijam do Governo, na Assembleia da República, “estudos concretos e objetivos sobre a prospeção e exploração de Lítio no Monte do Seixoso e serras adjacentes” que abrange os concelhos de Celorico de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Amarante e Felgueiras.

A este propósito, também o vereador Rui Novais, líder do PSD Fafe, lembra que a câmara está a “investir em expropriações, para o futuro parque industrial, cerca de dois milhões de euros” e tem “orçado outros dois milhões para as infraestruturas do mesmo”, “num parque que está inserido no mapa de prospeção e exploração de lítio”.

“A população de Fafe precisa, e com urgência, de saber o que se passa com este projeto. A autarquia fafense, no entanto, tem tratado este dossier sem qualquer preocupação e cuidado com a população do concelho”, lamenta o líder do PSD, citado em comunicado.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes